Anúncio

Como escolher trepadeiras? Descubra qual a melhor opção para o seu ambiente

Entenda os diferentes tipos de trepadeiras para decorar seu ambiente

Anúncio


Continua depois da publicidade

As trepadeiras são muito desejadas, para quem busca um conforto térmico, uma vez que se sustentam em superfícies, criando sombras graças a seus finos e flexíveis caules. Por isso, hoje 20 de fevereiro de 2022, o Horta, Jardim & Cia irá te ensinar a como escolher trepadeiras.

Continua depois da publicidade

Saiba como escolher trepadeiras

Apesar de se adaptarem facilmente ao ambiente, cada variedade de trepadeira tem sua particularidade. Eventualmente tanto a cor tanto e o aroma são fatores frequentemente muito atrativos nas trepadeiras, ocasionalmente as plantas todas as vezes mudam a fisionomia de qualquer lugar.

Leia também: Folhagem rosa natural: conheça 3 belas plantas.

Continua depois da publicidade

Vantagens de se ter uma trepadeira

Como escolher trepadeiras Reprodução Canva Pró
Como escolher trepadeiras Reprodução Canva Pró

As trepadeiras são conhecidas pelo conforto que elas geram no ambiente ao se ramificarem e por  criar uma cortina verde. Ademais, por não possuírem raízes muito profundas, as trepadeiras não oferecem o risco de estragarem tubulações subterrâneas. Dessa forma, elas são uma ótima opção para qualquer tipo de moradia, apartamento ou casa.

Tipos de trepadeiras

A maior parte das trepadeiras preferem locais externos com muita luminosidade, que é o caso das jiboias, principalmente as que florescem. Ao mesmo tempo, utilize um cabo de aço, treliça ou fio de nylon para que possa crescer e subir. A exceção está na Falsa Vinha e Unha de gato, que se sustentam sozinhas.

Amor-agarradinho, esta planta serve assim como para cerca-viva assim como para o muro, acima de tudo é aconselhado usar juntamente com fios de nylon para a sustentação da planta.

Escolha do local

Antes de tudo, é preciso decidir o espaço e limite da sua trepadeira. Algumas espécies chegam até dez metros de altura, e por isso apare sua trepadeira para que seu ambiente não seja confundido com desleixo, e com esse cuidado ela se torna um elemento paisagístico.

Um local muito desejado para se ter uma trepadeira é o pergolado. Por estarem sempre em áreas externas, espécies como Mandevilla, Alamanda e Amor Agarradinhos são ótimas opções para pergolados. Isso porque elas florescem em diferentes cores dando um charme especial para o seu ambiente.

Utilize, espécies como Hera, Unha de Gato, Trombeta Chinesa, em fachadas ou muros, pois são as mais indicadas. Existe também a possibilidade de possuir trepadeiras em vasos, mesmo que não seja muito comum. Para este uso, você pode optar pela Dipladênia, Glicínia ou até mesmo a Jiboia.

Proteja sua trepadeira

Algumas pragas e insetos podem danificar sua trepadeira. Da mesma forma para evitar esse tipo de acontecimento, escolha inseticidas naturais que as protejam sem prejudicá-las.

Dicas extras

Por outro lado não se esqueça que trepadeiras são como plantas de jardim! Elas precisam de plantio, rega e poda. Isso é definitivamente muito importante para aproveitar ao máximo da decoração do ambiente. Utilizando a trepadeira em pergolados, coloque em uma estrutura mais alta para que a planta não impossibilita a circulação de pessoas.

Por fim outro detalhe importante é que as trepadeiras que possuem flores atraem muitas abelhas, por isso é importante atentar-se caso algum morador possua alergia.

Por fim, leia também: Como fazer compostagem? Veja agora mesmo de um jeito simples.

Veja as melhores TENDÊNCIAS, ESTILOS e DICAS de DECORAÇÃO sem medo de errar

Carregando comentários aguarde...
...