Anúncio

Saiba como fazer compostagem: veja agora mesmo de um jeito simples

Saiba como reaproveitar o lixo e usá-lo para desenvolver as suas plantas

Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 19 de março de 2022 – Você sabe como fazer compostagem? Pois bem, hoje, o Blog Horta, Jardim e Cia do Folha GO vai te mostrar um jeito simples de fazer isso em sua casa. Além disso, saiba que ajudará suas plantas a ficarem mais saudáveis e nutridas visto é um tipo de adubo. Então, continue acompanhando as nossas dicas e saiba tudo sobre o tema.

Continua depois da publicidade

Saiba mais sobre a compostagem

Se você gosta de jardinagem, então já deve ter ouvido falar da composteira. Mas do que se trata? Bom, é um sistema de armazenamento de lixo orgânico que ainda gera líquidos e materiais sólidos. Ademais, são dois recursos benéficos para a saúde de suas plantas em jardins e hortas.

Continua depois da publicidade

Aliás, existem composteiras de vários tamanhos. Dessa forma, é possível ter uma até se você mora em um apartamento e deseja ter um jardim vertical ou uma horta pequena. Pois, saiba que pode aprender como fazer compostagem para alimentar suas plantas.

Portanto, veja agora mesmo de um jeito simples como fazer compostagem em sua casa a seguir.

Confira este outro artigo: Quando você deve adicionar a areia aos seus vasos? Saiba agora mesmo

Veja agora mesmo de um jeito simples como fazer compostagem

como fazer compostagem
Como fazer compostagem: veja agora mesmo de um jeito simples. Foto: Canva Pro

Então, mãos à obra! Pois, confira agora mesmo como fazer compostagem para suas plantas. Desse jeito, pedimos que siga as dicas. Pois, são essenciais para você aprender.

Primeiramente, você precisa de uma composteira que deve ser feita com 3 caixas, no mínimo: a primeira é o topo, onde os alimentos e o húmus de minhoca, animais decompositores, são jogados;

Enquanto, a segunda é a do meio, onde é necessário colocar serragem. Afinal, se a minhoca cair, ela conseguirá voltar para a primeira caixa. Por último, a terceira é a que vai na parte mais baixa perto do chão que é de onde extrai o adubo líquido.

Além disso, nesse recipiente, você deve colocar algo para impedir que a minhoca fuja, como um bloco de concreto, por exemplo. Aliás, saiba que as caixas devem ter furos para que as minhocas respirem. Ademais, aposte no acabamento liso para que esses animais não se machuquem e acabem morrendo.

Comidas ideais para fazer compostagem

Muitas pessoas não sabem como fazer compostagem, mas pensam que quaisquer alimentos podem ser jogados dentro de uma composteira. Contudo, isso está errado. Dado uma vez que não é toda comida que tem serventia para os animais que farão a decomposição, ou seja, as minhocas.

Dessa forma, anote. Alimentos com muito sal fazem mal para os anelídeos. Além disso, as ervas espantam os microrganismos compositores. Por fim, as carnes podem atrair outras pragas que prejudicam o seu adubo.

Além desses, ainda existem comidas que podem levar mais tempo para entrar em decomposição como a espiga de milho, por exemplo. Aliás, deve cortar o vegetal em pedaços muito pequenos para que o seu uso seja feito na compostagem.

Portanto, durante o cotidiano, acumule restos de alimentos em um pote na pia da cozinha, ao lado do lixo para não esquecer. Em seguida, vá colocando serragem ao mesmo tempo, pois, quando você levar para a composteira, o material orgânico já estará sem umidade.

Confira também: Como adubar a terra com esterco corretamente? Confira aqui dicas importantes

Você merece! Veja as MELHORES DICAS para ter uma boa ROTINA de AUTOCUIDADO

Carregando comentários aguarde...
...