Anúncio

Como fazer germinar sementes de maçã? Descubra o segredo agora mesmo

Entenda como germinar as sementes dessa linda árvore!

Anúncio


Continua depois da publicidade

A maçã é uma das frutas mais consumidas no Brasil e a macieira encanta com a sua beleza, flores com aroma característico, e quem a conhece fica com o desejo de tê-la em casa. Por isso hoje, segunda-feira, 03 de janeiro de 2021, aqui no Horta e Jardim & Cia, você vai descobrir agora o segredo de como fazer germinar sementes de maçã!

Continua depois da publicidade

Como fazer germinar sementes de maçã

Assim como muitas plantas, a macieira precisa de cuidados específicos para começar a brotar. O clima preferido dessa planta é o temperado e embora necessite de algumas horas de frio antes do período de floração, com o melhoramento genético foi possível que as variações da macieira suportem climas mais quentes, como o do Brasil.

Continua depois da publicidade

A macieira pode ser plantada a partir de mudas ou sementes, onde este último demora um pouco mais para desenvolver, mas também produzem frutos quando o momento certo chegar. No entanto, para plantar macieira com os caroços, é preciso ter um cuidado maior.

Pois as sementes de maçã se encontram dormentes e precisamos “acordá-las” para que comecem a germinar, e isso é feito com baixas temperaturas e alta umidade. Depois que o broto surgir, basta transferir para o solo e cultivá-la, confira o passo a passo abaixo!

Como fazer germinar sementes de maçã, Foto: Canva Pro.
Como fazer germinar sementes de maçã, Foto: Canva Pro.

Germinação da semente

Primeiramente adquira as maçãs. Em seguida, retire as suas sementes e acumule uma boa quantidade como garantia, caso alguma não germine. Você vai precisar apenas de água, papel toalha e um prato ou vasilha.

Umedeça as folhas de papel toalha em água, mas não encharque. Estique o papel em uma superfície plana, arrume as sementes afastadas uma das outras e cubra com mais um papel toalha úmido.

Embrulhe os caroços para que retenham a umidade, acondicione em um prato ou vasilha e coloque na parte inferior ou do meio da geladeira. Observe as sementes todos os dias, pois o papel precisa estar constantemente úmido.

Assim que você notar sinais do broto nos caroços, que pode levar de 1 a 2 meses para surgir, retire-os do local para plantar.

Plantio

Como fazer germinar sementes de maçã, Foto: Canva Pro.
Como fazer germinar sementes de maçã, Foto: Canva Pro.

Escolha um vaso com cerca de 30 centímetros de profundidade ou um saco plástico. Adicione uma pequena quantidade de cascalho no fundo para ajudar a drenar a água e encha o recipiente com terra.

Antes de plantar a semente, adube o solo para que ele ofereça todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento da macieira. Regue com frequência, mas não deixe o solo encharcado e coloque-a em um local quente e com luz do sol!

Transferência para o solo definitivo

Depois de se desenvolver um pouco mais, você precisa plantar a macieira em um local definitivo. O ambiente precisa ter espaço suficiente para que os seus galhos espalhem, então se houver árvores próximas, tente colocá-la a uma distância de pelo menos 15 pés!

Como fazer germinar sementes de maçã, Foto: Canva Pro.
Como fazer germinar sementes de maçã, Foto: Canva Pro.

Veja também: Como fazer vinagre de maçã caseiro? Veja o passo a passo

BORRA DO CAFÉ: confira dicas para reaproveitar as sobras!

Carregando comentários aguarde...
...