Anúncio

Como fazer muda de costela de adão? Encha a casa de muito verde!

Saiba como ter uma bela muda desta linda planta.

Foto do revisor (Elizandra Costa)
Revisado por: (Elizandra Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Afonso Cláudio, 27 de maio de 2022, por Sônia Lopes — Como fazer muda de costela de adão? Descubra aqui no Blog Horta, Jardim & Cia do Folha GO, como fazer a muda de forma correta e sem perigo, para conseguir garantir que a sua costela esteja bem forte e saudável, para poder dar até novas mudas por meio da estaquia e tudo pode ser feito em sua casa.

Continua depois da publicidade

Como fazer muda de costela de adão?

Agora, veja como fazer a sua muda dessa folhagem, para conseguir manter ela sempre bonita e num estado perfeito. Ao fazer isso, vai conseguir ter a garantia de uma nova muda, e sucesso no seu cultivo para que ela não acabe morrendo durante o processo.

Continua depois da publicidade

Leia também: aprenda os segredos para cultivar brócolis em casa e ter cachos maravilhosos

1 – Fazendo o preparo da ferramenta para conseguir a estaca e escolhendo um bom galho para isso

Como fazer muda de costela de adão?
Como fazer muda de costela de adão? Foto: Canva Pró

Antes de tudo, é importante limpar a tesoura de poda que vai ser usada, para que ela não acabe infectando a planta mãe ou o galho que vai se tornar uma muda com bactérias que podem matar ela e para isso mergulhe a tesoura de poda no álcool.

Então, também é preciso escolher um bom galho, que tenha por volta de 20 cm de comprimento. E que tenha pelo menos duas folhas já formadas e bem crescidas, mas um dos pontos mais importante, é que precisa de uma raiz para fora da terra nela.

2 – Cortando o galho correto para conseguir fazer a muda e passando um selante

Primeiro, é preciso começar a fazer o corte no galho correto, para isso pegue a sua tesoura de poda que deve estar esterilizada. E faça um corte em diagonal, para que não possa ferir as plantas e faça abaixo de nó que é o broto e sem tocar nas raízes aéreas.

Depois que fizer o corte do seu galho, pegue um pouco de canela em pó e aplique sobre a área cortada na planta mãe e também no galho que vai ser a muda. Ao fazer isso vai poder selar o corte, que não vai deixar a planta ficar exposta a bactérias no ar.

3 – Fazendo a preparação do recipiente para conseguir fazer a muda de costela de adão

Em seguida, para se fazer a muda de costela de adão, é preciso preparar um bom lugar para poder receber ela. E para fazer isso pegue um recipiente transparente, e coloque água potável dentro dele, depois coloque o seu galho dentro dela com a raiz coberta.

Depois que fizer, é necessário escolher um bom local para colocar ele, o vaso deve estar num local que receba um pouco de sol. Para que ela tenha energia para poder crescer, mas deve ter uma temperatura máxima de 25 graus, mas que isso a mata.

4 – Levando a muda para o local definitivo de forma correta e adequada

Por fim, é preciso levar a muda para o seu local definitivo, isso acontece depois de dois meses. Que é quando as raízes dela chegam a 10 cm, coloque ela num vaso com um bom substrato, depois cuide dela normalmente.

Sugestões de leitura

Se você quer saber como dar mais cor ao seu jardim, confira este artigo do Estadão, publicado por Marcelo Lima em 1.º de fevereiro de 2022.

Leia também: o que é o adubo bokashi? Saiba como utilizar em suas plantas de uma maneira incrível

Dúvidas no preparo do adubo orgânico?! Herborista tem dicas sobre o tema e sobre cuidado com plantas

Carregando comentários aguarde...
...