Anúncio

Como fazer mudas de costela de Adão? Veja o passo a passo

Saiba como propagar a sua planta

Foto do revisor (Fabricio)
Revisado por: (Fabricio)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Quem gosta de um visual mais imponente e exótico, a costela de Adão é uma das melhores escolhas. De fato, por conta de sua aparência peculiar, ela se tornou uma verdadeira referência quando o assunto é decoração de ambientes. Mas como fazer mudas de costela de Adão? Saiba mais hoje, 19 de janeiro de 2022, aqui no Horta, Jardim & Cia.

Continua depois da publicidade

Dicas para ter como fazer mudas de costela de Adão

Quem quer aprender como fazer mudas de costela de Adão, saiba que este é um processo muito fácil de realizar. Afinal, a propagação delas é feita a partir de um corte no caule. Aliás, tais cortes podem ser obtidos de uma planta bem enraizada e madura, em qualquer período do ano. Contudo, elas enraízam de maneira mais veloz no verão e na primavera.

Continua depois da publicidade

Siga os passos logo adiante para propagar essa planta tão exótica.

1º passo

Antes de mais nada, ponha a mistura à base de turfa no interior de um vaso de aproximadamente 20 cm de diâmetro contendo furos no fundo para drenagem da água. Averigue se a mistura do vaso apresenta perlite, vermiculita ou areia, uma vez que esses itens estimulam uma drenagem eficiente.

A proporção ideal é composta de uma parte de areia, vermiculite ou perlite para cada duas partes de turfa. Procure regar a mistura por completo, mexendo com a ajuda de uma colher para se assegurar de não haverem partes secas.

2º passo

Em seguida, corte um pedaço do caule da planta utilizando uma tesoura afiada logo abaixo da junta de um caule ou então de uma folha. Retire no mínimo de 5 a 8 cm do caule real da planta, e não do caule da respectiva folha dela.

Veja ainda: Saiba agora mesmo como cultivar batata doce e obter sucesso na colheita

Efetue o corte bem abaixo de uma raiz aérea, se porventura houver uma. Empregue a tesoura para eliminar as folhas da base do caule, dada a necessidade de ter 5 cm de caule descoberto nessa região.

3º passo

Busque cobrir a extremidade do caule que você cortou com uma certa quantidade de hormônio enraizador e aperte-a na mistura de terra, no centro do vaso. Verifique se os 5 cm inferiores do caule se encontram no interior da mistura.

4º passo

Como fazer mudas de costela de Adão
Como fazer mudas de costela de Adão. Fonte da imagem: Pixabay

Utilize uma faca bem afiada para cortar o fundo de uma garrafa pet de dois litros. Tire a tampa dela e disponha-a com cautela no alto da planta para obter uma espécie de terrário.

5º passo

Deixe o vaso em um lugar quente no qual a temperatura se mantenha superior a 21 ºC. Não ponha a muda debaixo de incidência direta de luz do sol. Com efeito, posicione ela próxima de uma janela de voltada para o sul, a fim de que ela receba luz solar sim, mas de modo indireto. O solo precisa estar sempre úmido.

6º passo

Tire a garrafa da planta após ela iniciar um crescimento mais robusto. Deixe que o topo do solo seque um pouquinho entre as regas, porém não permita que seque totalmente. Isso porque as raízes novas são bastante frágeis.

Ponha a garrafa de novo na planta se porventura ela ficar murcha e passe a manter o solo úmido. Busque retirar a garrafa de novo depois da recuperação da planta.

LAVANDA; veja o passo a passo para cultivar essa lindeza

Você já deve ter ouvido falar sobre essa planta, inclusive sobre os benefícios dela, não é mesmo? Mas se não ouviu, ou ouviu pouco, não se preocupe, que hoje vamos te ensinar como plantar, cultivar e manter a sua lavanda sempre linda e saudável… pra você tirar o melhor que ela tem pra te oferecer!

Carregando comentários aguarde...
...
...