Anúncio

Saiba como fazer mudas de hortênsias muito facilmente: confira esse o passo a passo incrível

Dicas para ter sucesso no cultivo da hortênsia

Anúncio


Continua depois da publicidade

Hortênsia, uma planta originária da Ásia, que no Brasil, é conhecida como Hydrangea macrophylla, sendo um arbusto semi- lenhoso, usada como planta ornamental, medindo cerca de 1,0 a 2,5 m de altura. Hoje, 28 de fevereiro de 2022, o Blog Horta, Jardim & Cia do Folha Go, te ensina como fazer mudas de hortênsias muito facilmente.

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer mudas de hortênsias muito facilmente

Hydrangea é uma palavra de origem grega que significa água, sendo assim, é uma planta que necessita principalmente no verão de uma quantidade de água suficiente para manter seu florescimento.

Leia a seguir: Como escolher trepadeiras? Descubra qual a melhor opção para o seu ambiente

Continua depois da publicidade

Produção das mudas

Descubra como fazer mudas de hortênsias muito facilmente - Reprodução Canva Pró
Descubra como fazer mudas de hortênsias muito facilmente – Reprodução Canva Pró

É uma planta que pode ser cultivada em vasos ou diretamente no solo, sendo este solo fértil, com uma ligeira quantidade de matéria orgânica, em plena luz solar, desde que úmida e permeável.

Para produção das mudas, utilize as estacas de ponta de ramos, em suma é preciso podar as mesmas no outono-inverno e cultiva-las em local protegido até enraizar. O ideal é que a estaca tenha entre 8 a 10 cm.

Após prepará-la, coloque em um túnel de plástico e a temperatura deve ser mantida entre 15º a 18 º graus. Com isso, o enraizamento deve ocorrer dentro de 25 dias.

Substrato e adubação

O ideal para as mudas é um terço de turfa (que sendo de origem vegetal tem alta capacidade de retenção de água), um terço de terra de brejo e um terço de areia, podendo ser também meio de turfa e meio de perlita (alta capacidade de retenção de água e possui pH entre 7,0 e 7,5).

Esse substrato tem a função de suporte para as plantas fixarem suas raízes e reterem a água, disponibilizando assim os nutrientes.

Local em que a planta deve permanecer e rega ideal

O ideal é que a planta fique em local que apanhe sol pela manhã e sombra pela tarde. Em época de calor muito forte, que a planta fique resguardada para que não queimarem as folhas e flores.

Deve ser regada com frequência, diariamente em tempos mais secos, principalmente quando estiver em floração, manter à terra úmida e não encharcar. Faça a adubação regularmente para manter a planta viçosa e florida.

Florescimento

A Hortênsia tem seu florescimento em ramos do ano anterior. Seu crescimento se dá no outono quando produz as células reprodutivas, nascendo então as flores. Contudo, os botões se abrirão sempre na primavera.

O florescimento pode variar conforme intensidade luminosa, variação de temperatura, sendo que em tempos frios, o florescer é mais lento. Por isso nunca se esqueça de fornecer para a mesma cerca de 6 horas diárias de luz solar amena.

Dicas extras

A água é muito importante para a saúde da hortênsia. Por esse motivo regue bastante a mesma, principalmente em épocas em que o clima estiver seco. Entretanto, não se esqueça que não podemos exagerar, pois, isso pode ocasionar o apodrecimento de suas raízes.

Outro ponto crucial é o fator da adubagem, portanto, para beneficiar suas hortênsias procure aumentar a quantidade de adubo esporadicamente. Uma ótima abordagem é adubar um pouco a mais duas vezes no ano, sendo uma, na primavera e outra no verão.

Leia a seguir: Enraizar orquídeas rapidamente: conheça suas necessidades e estimule o seu enraizamento

Veja as melhores TENDÊNCIAS, ESTILOS e DICAS de DECORAÇÃO sem medo de errar

Carregando comentários aguarde...
...