Anúncio

Veja o passo a passo para fazer mudas de suculentas corretamente

Aprenda agora como fazer

Anúncio


Continua depois da publicidade

As suculentas são plantas tão fáceis de cuidar que é difícil encontrar uma pessoa que não goste. Além de trazerem muito charme e sofisticação para a nossa casa, essas plantinhas conseguem se adaptar em qualquer tipo de ambiente. Com isso, hoje, 17 de janeiro de 2022, aqui no Horta e Jardim & Cia, você vai aprender a como fazer mudas de suculentas com um passo a passo simples e prático.

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer e como cuidar das mudas de suculentas!

Cuide bem das suas suculentas.
Cuide bem das suas suculentas. Foto: Canva pro

Como fazer a preparação das mudas de suculentas

Para começar, é importante que você tenha muita cautela com esse processo para não causar prejuízos para as plantas de suculentas. Por isso, as folhas que você irá utilizar para fazer a preparação das mudas, deverão ser sempre destacadas na base do caule da planta matriz de suculentas.

Continua depois da publicidade

Como dito, é preciso ter muito cuidado neste momento pois as folhas podem quebrar antes da base, de forma muito fácil. O fato é que isso não é nada bom, porque é justamente na base que serão formadas novas raízes e, consequentemente, às novas mudas.

No entanto, se você deseja fazer as mudas com a forma de estacas, o recomendado é que as estacas laterais sejam sempre cortadas na lateral do caule das plantas.

Entretanto, é preciso também ter muita atenção com esse corte, pois se o caule acabar sendo ferido, esse ferimento abrirá uma porta de entrada para enfermidades e para a desidratação da planta matriz. Por isso, caso aconteça algum ferimento, faça uma pulverização de canela em pó na região ferida para acelerar o processo de cicatrização.

Leia também: Veja 5 passos para ter suculentas perfeitas!

Como fazer o enraizamento

Cuide bem das suas suculentas.
Cuide bem das suas suculentas. Foto: Canva pro

Se você optou por fazer as mudas de suculentas através das folhas da planta matriz, o passo a passo para fazer o enraizamento é bem simples. Para isso, você vai precisar deixar as folhas deitadas sobre o solo, sem precisar plantar as folhas.

Dessa maneira, após passado 7 dias, as folhas começarão a formar as suas raízes. No entanto, algumas espécies de suculentas começam a gerar raízes em um tempo menor. Por fim, após as mudas estiverem bem desenvolvidas, elas estarão prontas para o plantio.

Já, se você deseja fazer as mudas de suculentas através das estacas laterais, o processo também é muito simples. Para isso, pegue um lápis e faça um buraco no meio do solo. Depois disso, encaixe o caule da suculenta e pressione bem em volta para que o caule fique bem firmado no solo.

Após isso, regue o solo, em seguida. Por fim, após 20 dias, as mudas já estarão enraizadas e estarão prontas para serem plantadas em vasos individuais. Com isso, para retirar as mudas, depois que passar esse período, afofe o solo e puxe, com muita delicadeza, as mudas para que elas saiam com as suas raízes.

Veja também: 5 plantas que adoram sol: conheça as melhores opções para ter em casa!

LAVANDA; veja o passo a passo para cultivar essa lindeza

Carregando comentários aguarde...
...
...