Anúncio

Como fazer um adubo orgânico para hortas em geral: aprenda aqui a forma correta

Confira como produzir o melhor adubo para sua horta

Anúncio


Continua depois da publicidade

Assim como a iluminação e a irrigação, adubar a planta é de suma importância. Ao compreender que é do solo que advém seus principais nutrientes, é preciso fazer que esse esteja saudável o suficiente para suprir as necessidades da planta. Por isso, hoje, 17 de janeiro de 2022, aqui no Blog Horta e Jardim & Cia, trouxemos  informações para te ajudar a produzir seu próprio adubo em casa. Então leia agora este artigo e aprenda como fazer adubo orgânico para hortas em geral: aprenda aqui! Ficou curioso (a)? Não perca tempo! Leia o artigo na íntegra e saiba!

Continua depois da publicidade

Aprenda a produzir seu próprio adubo orgânico

Confira agora mesmo!

Como fazer adubo orgânico caseiro

Para preparar seu próprio composto orgânico, para adubar sua horta caseira, é muito simples e poucas pessoas sabem disso. Usar sobras de alimentos crus, resultantes dos preparos das refeições, por exemplo, pode ser algo muito efetivo.

Continua depois da publicidade

A casca de ovo, por exemplo, é extremamente rica em cálcio. Restos de verduras não temperadas, folhas danificadas que seriam descartadas, cascas, frutos podres, até mesmo a borra de café pode ser utilizada, pois é muito rico em nutrientes para as plantas.

Para utilizá-la como adubo, basta triturar as cascas em um liquidificador, triturador, ou até mesmo na mão, com o auxílio de um pilão de cozinha. Assim que estiverem em textura de farofa, basta polvilhar sobre o substrato da planta.

Além disso, também possível utilizar a banana também como uma rica fonte de nutrientes. Muito rica em potássio, além de outros nutrientes, tanto a sua polpa, quanto a sua casca. Portanto, não descarte!

Muitas pessoas, por não saberem desta informação, acabam por descartar a casca, quando ela pode ser um ótimo adubo orgânico para sua horta. É possível usá-la através da tritura das cascas e, depois, enterrá-las ao redor da planta.

Veja mais: 5 erros que destroem sua horta: confira e evite cometê-los

Saiba como é importante adubar sua horta

Como fazer adubo orgânico para hortas, Foto: Canva Pro.

Inicialmente, é preciso entender que existem dois tipos de adubo: o orgânico e o químico. O primeiro é o mais recomendável, visto que se obtém por meio da matéria vegetal ou animal.

Geralmente, esse é o mais utilizado no meio doméstico, por ser produzido de forma prática, além de ser muito efetivo. Ao final, ele pode ou não ser enriquecido com nutrientes de origem mineral.

Já o segundo típico é o químico. Sua produção é um pouco mais complicada, uma vez que é extraído de minerais ou petróleo. Por conta disso, seu uso é maior em lavouras e plantações de maior porte, como as comerciais. Esses contém importantes nutrientes para o desenvolvimento das plantas, como nitrogênio, fósforo e potássio.

Veja mais: Veja 5 segredos para uma horta de sucesso e tenha fartura na sua casa

BORRA DO CAFÉ: confira dicas para reaproveitar as sobras!

Carregando comentários aguarde...
...