Anúncio

Como fazer um inseticida orgânico para plantas: confira dicas para afastar as pragas de sua plantação

Com materiais naturais é possível fazer inseticidas mais seguros para sua plantação

Anúncio


Continua depois da publicidade

Todas as plantas possuem risco de adquirir doenças, fungos ou serem atacadas por pragas e para combater esses males é possível fazer em casa um inseticida orgânico para plantas. Hoje, 18 de janeiro de 2022, o Blog Horta, Jardim & Cia do Folha Go, te mostra como fazer um inseticida orgânico para plantas.

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer um inseticida orgânico para plantas

Os inseticidas são remédios que funcionam ora como repelentes, ora como protetores das culturas de plantio. Quando orgânicos são utilizados produtos naturais que não prejudicam a saúde nem das plantas, nem de quem as consumirá após a colheita.

Continua depois da publicidade

Leia também: Como eliminar lesmas e caracóis do jardim: aprenda dicas de como afastar essas pragas agrícolas de suas plantas

O poder do alho no inseticida

Como fazer um inseticida orgânico para plantas – Reprodução Canva Pró

O alho é um bulbo com muitas qualidades, seja por seu sabor característico na função de temperar alimentos quanto em suas capacidades antibactericida, protegendo de fungos, vírus e micróbios no geral.

Uma das receitas mais fáceis de inseticida é utilizando alho. Separe medidas iguais de alho, pimenta ardida e bata em um liquidificador ou processador. Junte isso a uma medida de, em média, 1,5/2 litros de álcool em um recipiente escura e deixe descansar por uma semana.

Quando for utilizar esse inseticida, dilua-o em um pouco de água e pulverize sobre as plantas para evitar insetos. Para administrar corretamente utilize um borrifador, entretanto, o mesmo não precisa ser um borrifador profissional.

Receita com cebola

Pique três cebolas médias, adicione cinco dentes de alho e triture os dois. Adicione em um recipiente com água até encher cinco litros, aos poucos. Em seguida, amasse com auxílio de luvas a mistura na água e coe o material com um pano fino e deixe só o caldo.

Use no mesmo dia para melhores resultados e evite de usar mistura com alho e cebola sobre pés de feijão. O excesso pode causar danos e até mesmo matar os pezinho de feijão.

Alho e sabão

Amasse um quilo de alho e deixe curtir no óleo mineral (na medida de 20 colheres) por um dia inteiro. Ademais dissolva o sabão em uma grande quantidade de água, em média cinco litros e misture o alho curtido nessa água diluída.

Deixe descansar a mistura, filtre com auxílio de um pano e dilua em água antes de pulverizar sobre as plantas. Então pegue um pulverizador comum ou  profissional e utilize para administrar o inseticida nas plantas.

Dicas na hora de fazer seu inseticida

Separe utensílios e recipientes esterilizados para guardar as misturas orgânicas de inseticidas naturais e guarde-os do abrigo do sol, umidade excessiva e ademais evite o contato do produto com olhos, boca e mucosas no geral.

Ademais, sempre realize essas misturas em ambiente arejado e fora do alcance de crianças e animais domésticos. Utilize máscara, luvas e faça a administração do inseticida em ambientes abertos.

Leia também: Veja como fazer seu lírio da paz ficar sempre florido: aprenda da maneira correta

DICAS de como arrumar a MALA PERFEITA para VIAJAR

A gente ama viajar, mas e quem gosta de arrumar as malas para a viagem? Não é uma tarefa muito legal, não é mesmo?! Mas, hoje, vamos te dar dicas de como arrumar a mala perfeita para viajar e passar a gostar de organizar tudo!

Carregando comentários aguarde...
...