Anúncio

Como fazer uma sementeira usando caixa de ovos: acompanhe a germinação

Faça seu próprio local de plantio de sementes e as veja brotar

Anúncio


Continua depois da publicidade

A sementeira com caixa de ovos é um local reservado para o plantio de sementes que após imergirem são transferidas para pequenas hortas e vasos. Ela permite o acompanhamento desde a semeadura até a germinação. Hoje, 25 de janeiro de 2022, o Blog Horta, Jardim & Cia do Folha Go, te ensina como fazer uma sementeira usando caixa de ovos.

Continua depois da publicidade

Saiba como fazer uma sementeira usando caixa de ovos

A sementeira pode ser confeccionada com vários tipos de caixa de ovos, variando na forma da caixa e na quantidade de buracos que cada uma contém. Mas, oque realmente influencia no cultivo nesta caixa é o substrato, isto porque é através dele que a semente irá conseguir nutrientes para germinar.

Continua depois da publicidade

Leia a seguir: 6 plantas que detestam muita chuva: veja quais são e fique por dentro dos cuidados necessários na rega

Quais os motivos de utilizar a caixa de ovos como sementeira?

Como fazer uma sementeira usando caixa de ovos – Reprodução Canva Pró

Diante a grande variedade de recipientes e vasos que há no mercado, a reutilização da caixa de ovos além de prática, barata e ecológica tem se destacado como sementeira. Pois a sementeira está sendo utilizada para o plantio de sementes que após a germinação possa ser transferida para outro recipiente, vasos e hortas

Como preparar o substrato

Com a caixa de ovos vazia em mãos, o próximo passo é fazer o substrato ao qual ira colocar dentro da caixa e plantar as sementes. Ademais o substrato pode ser o de humus de minhoca ou adquirido através da composteira que você pode ter uma em casa.

Em um recipiente, misture a terra e o substrato e acrescente vermiculite. Após uma boa homogeneização, separe porções desta mistura e coloque em cada buraco da caixa de ovos, em seguida plante a semente. Lembre-se de que o substrato deve ser bem airado para o desenvolvimento das raízes.

Preenchimento da caixa de ovos

É importante que a quantidade de substrato colocada em cada buraco da caixa preencha por completo este buraco. Posteriormente, umedeça o substrato com um borrifador. Em seguida faça a semeadura e identificação de qual espécie de planta está em cada buraco da caixa.

Lembre-se de que a caixa de ovos absorve e mantém a umidade por muito mais tempo, por isso não exagere ao borrifar o substrato e nem quando for regar, também borrife a água com o regador, mas sempre em pequenas quantidades.

Como acomodar as sementes na caixa de ovos

As sementes antes precisam estar em um local ou ambiente seco e sem umidade. Faça buracos no substrato com gravetos. Então plante de 2 ou 3 sementes por compartimento e cubra elas. A irrigação após o plantio deve ser com o regador, porém de forma indireta para que não afunde a semente no substrato.

Cuidados com a sementeira

A sementeira não pode ficar exposta diretamente ao sol, isto porque o calor interfere na germinação e no desenvolvimento dos brotos. Recomenda-se que ela fique em um ambiente a meia-sombra e seja irrigada duas vezes ao dia.

A irrigação não pode vir a encharcar o solo, pois pode desencadear o apodrecimento da semente ou das raízes da muda, além de prejudicar o material da caixa de ovos. O transplante das mudas deve ocorrer após o surgimento de 3 folhas definitivas.

Leia a seguir: Batata Yacon: saiba como cultivar esse super alimento e confira os benefícios para a saúde

RECEITAS CASEIRAS e BARATAS para HIDRATAR o seu CABELO

Carregando comentários aguarde...
...