Anúncio

Como fortalecer as raízes das orquídeas? Aprenda a deixá-las mais resistentes e floridas

Saiba como deixar a sua orquídea mais forte, saudável e resistente contra as pragas, utilizando métodos de manejo que estimulam o enraizamento!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Porto Alegre, 02 de junho 2022, por Estefânia Tabata — Que tal utilizar alguns métodos de manejo, que ajudam a tornar suas orquídeas mais resistentes e saudáveis? Para isso, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá ensinar a fortalecer as raízes das orquídeas, aplicando alguns cuidados no solo e na planta com o intuito de obter melhores resultados na floração, crescimento e desenvolvimento. Veja abaixo, algumas dicas de manejo que fazem toda a diferença no cultivo das orquídeas.

Continua depois da publicidade

Saiba como fortalecer as raízes das orquídeas

Consideradas perfeitas para colorir o jardim, as orquídeas são plantas de beleza incomparável. Além de delicadas e perfumas, suas cores são variadas e agradam públicos diversos.

Não é exagero afirmar que uma bela plantação sempre deve começar das raízes. Por isso, iremos explicar o passo a passo de como fortalecer as raízes das orquídeas, para torná-las resistentes e com uma floração abundante.

Continua depois da publicidade
Fortalecer raízes das orquídeas
Como fortalecer as raízes das orquídeas? Aprenda a deixá-las mais resistentes e floridas. Foto: Canva Pro

Leia também: 5 cuidados especiais com as raízes das orquídeas; são indispensáveis!

Comece pela adubação

A princípio, as raízes são responsáveis por absorver os nutrientes das plantas. Além disso, saiba que os bons nutrientes vêm do adubo, que tem a função de oferecer o que a planta precisa. No entanto, a orquídea é uma planta que não é muito exigente em relação a adubação.

Sendo assim, você pode oferecer farinha de cascas de ovos, pó de café usado, casca de banana ou húmus de minhoca. Nesse caso, todos os ingredientes podem ser aplicados diretamente no solo.

Se atente ao espaço

Com o passar do tempo, aquele vaso de quando ela ainda era um bebê pode não servir mais. Portanto, verifique se o vaso em que sua planta se encontra tem espaço adequado para que ela se desenvolva.

Invista no sistema de drenagem

Um bom sistema de drenagem vai fazer com que a água escoe com mais facilidade, evitando assim, que as suas raízes fiquem apossadas. Uma dica é colocar pedras, areia de construção ou pedaço de cerâmica no fundo do vaso.

Potencialize as suas regas

Parece meio estranho, mas o alimento perfeito para as orquídeas podem ser elas mesmas. Então como as suas raízes são ricas em nutrientes. Regar a planta com alguns pedaços dela é um ótimo jeito para estimular as raízes da orquídea.

Para fazer o procedimento, você deve remover um pedaço da sua raiz que esteja verde, e em seguida, esmagá-las, e misturá-las com água até que fique com aspecto de chá. Depois é só regar periodicamente.

Regue da forma correta

Por fim, regar a planta é fundamental para a sua sobrevivência. Contudo, tudo que é feito em exagero pode ser prejudicial. Portanto, só regue quando o solo estiver perdendo a umidade.

É importante lembrar que regas em abundância podem levar o apodrecimento das raízes. Logo caso o solo fique muito molhado a planta vai começar a  perder a cor, e em um longo prazo acabar falecendo.

Fortalecer raízes das orquídeas
Como fortalecer as raízes das orquídeas? Aprenda a deixá-las mais resistentes e floridas. Foto: Canva Pro

Sugestão de leitura

Se desejar dicas de como colocar mais cor no seu jardim, confira nesta matéria o Estadão, publicada em 01/02/2022 por Marcelo Lima.

Leia também: 3 ideias de planta para varanda que são o maior sucesso; veja como deixar o espaço incrível

Dúvidas no preparo do adubo orgânico?! Herborista tem dicas sobre o tema e sobre cuidado com plantas

Carregando comentários aguarde...
...