Anúncio

Como plantar alface facilmente? Confira o passo a passo para fazer do jeito certo

Veja agora dicas para plantar alface em casa

Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 08 de abril de 2022, por Rodrigo Guimarães – Hoje vamos aprender como plantar alface com passo a passo aqui no Blog Horta, Jardim e Cia do Folha GO. Logo, com dicas simples e bem interessantes. Afinal, colher uma verdura do quintal de casa para fazer aquela salada deliciosa e refrescante é muito bom. Portanto, veja nesta leitura o passo a passo para cultivar alface sem erros.

Continua depois da publicidade

Como ter alface sempre fresquinho em casa?

A princípio, o alface é uma cultura delicada, de ciclo curto, que precisa ser colhido e consumido rapidamente após sua colheita. Desse modo, para ter alface sempre fresco e frequentemente, é preciso escalonar o plantio para que sua colheita seja feita em intervalos.

Continua depois da publicidade

As melhores épocas para se plantar alface são fevereiro e agosto, entretanto é completamente possível se ter alface o ano todo.

Veja agora: Aprenda Como Fazer Sua Rosa Do Deserto Dar Sementes

Quais as variedades de alface?

Dicas sobre alface - Reprodução Canva
Dicas sobre alface – Reprodução Canva

Primeiramente, ao decidir por cultivar alface em casa, deve-se escolher a espécie não só pela preferência, mas pela adaptação e resistência da cultura. Logo, as variedades de folhas claras e finas tendem a ser culturas mais sensíveis e menos resistentes a pragas.

As variedades são:

  • Americana
  • Crespa
  • Lisa 
  • Romana
  • Roxa

Como plantar alface com passo a passo?

O alface pode ser plantada por semente ou por broto de outra planta. Nesse sentido, para iniciar um plantio do zero, você precisará de:

  • Sementes de alface
  • Sementeira
  • Substrato
  • Água

Assim sendo, o ideal é confeccionar as mudas e só então transplantá-las para onde se deseja continuar o plantio. Na sementeira, disponha o substrato e faça pequenas covas de 4cm de profundidade, com espaçamento de 10 cm entre elas. Coloque de 2 a 4 sementes em cada buraco, cubra com pouca terra e molhe.

Entretanto, é importante não encharcar, mas sempre manter a terra úmida, recebendo sol ao longo do dia. Em 25 dias, suas mudas estarão prontas para o transplante.

Transplante das mudas de alface

Você deve escolher o local que receberá as mudas de acordo com a quantidade de mudas e o espaço disponível. Cada muda deve ficar a uma distância de 30 cm uma da outra. Logo, você pode plantar em vasos largos, jardineiras ou canteiros. No caso de optar por canteiros, proteja-o do contato direto com o solo e da agressão de animais domésticos.

Por último, após o transplante, com 40 dias já é possível colher algumas cabeças. Se atende, pois, se passar do tempo, a alface tende a apodrecer e as folhas amargarem

Escalonando o plantio

Por fim, para sempre ter alface fresquinho é importante escalonar o plantio pelo menos com uma diferença entre 20 e 40 dias para a produção de novas mudas. Assim, após realizar a primeira colheita, você pode rebrotar o talo de alface na água, até aparecer seus brotos e voltá-lo para a terra. Enfim, boa sorte com o plantio!

Leia também: Como Acabar Com Cupinzeiro Na Terra? Aprenda Dicas Incríveis

CHEIRINHOS para CASA: aprenda a fazer os MELHORES e mais BARATOS AROMATIZANTES CASEIROS

Carregando comentários aguarde...
...