Anúncio

Como plantar hortelã no chão? Veja truques para o crescimento ocorrer de forma controlada

Veja como impedir que a sua hortelã se torne uma moita.

Foto do revisor (Elizandra Costa)
Revisado por: (Elizandra Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Afonso Cláudio, 25 de maio de 2022, por Sônia Lopes — Como plantar hortelã no chão e evitar que vire moita? Descubra aqui no Blog Horta, Jardim & Cia do Folha GO, como fazer isso de um modo fácil, para que possa ser cultivada no chão mesmo, e ter uma bela planta em seu jardim e para poder colher ela para usar no chá, em pratos que são doces ou salgados.

Continua depois da publicidade

Como plantar hortelã no chão e evitar que vire moita?

Agora, veja como plantar a hortelã, de um modo que é muito fácil e também para que não acabe se tornando uma moita. O que não seria adequado, por a hortelã ser uma planta invasora, por isso vai conseguir cobrir toda uma área se não for controlada.

Continua depois da publicidade

Leia também: 3 plantas medicinais seguras e fáceis de cultivar em casa

Maneira correta de iniciar o plantio

Como plantar hortelã no chão e evitar que vire moita?
Como plantar hortelã no chão e evitar que vire moita? Foto: Canva Pró

Antes de tudo, é importante escolher a forma que vai ser feito o cultivo da hortelã no chão. Existem dois modos, um deles é usando sementes, mas nesse caso acaba por levar mais tempo para conseguir fazer a hortelã crescer e chegar ao ponto de colheita.

Logo, existe outro modo, que é fazer uso de uma muda por meio da estaquia. Ao fazer isso vai ter a hortelã crescendo mais rápido, e ela também vai ser mais forte. Por isso, é preciso pegar um galho de uma hortelã saudável, e que tenha várias folhas já adultas.

Respeitando o espaço entre as estacas

Primeiro, é preciso pegar estaca, para plantar a hortelã no chão. Por isso, pegue uma tesoura de poda, e identifique um galho na hortelã adulta. Que deve ser grande, e com muitas folhas, para que possa se tornar uma hortelã completa e pode já ser plantada.

Portanto, vá até o local escolhido que precisa proteger do vento, e que também recebe bastante sol. Abra uma pequena cova, e coloque o seu galho de hortelã, se tiver mais que um deixe um espaço de 40 cm entre cada uma para evitar que ela vire moita.

Cuidados essenciais

Em seguida, preciso tomar alguns cuidados, um deles é a rega. Ela precisa de bastante água, para conseguir se desenvolver, principalmente para poder se tornar uma nova planta. Por isso faça a rega diária, mantendo o solo úmido, sem encharcar.

Podando na hora certa

Por último, é importante fazer sempre uma poda, porque ao fazer vai impedir que a hortelã vire moita ou que invada o local das outras plantas. Por isso, faça a retirada sempre daqueles galhos que não são essenciais sempre que perceber que está grande.

Sugestões de leitura

Se você quer saber como dar mais cor ao seu jardim, confira este artigo do Estadão, publicado por Marcelo Lima em 1.º de fevereiro de 2022.

Leia também: qual o momento certo de colher a melancia? Fique por dentro desse assunto super importante

Os melhores ADUBOS CASEIROS para manter suas PLANTAS LINDAS e SAUDÁVEIS

Carregando comentários aguarde...
...