Anúncio

Como plantar sempre viva em um vaso? Descubra quais as dicas especiais para cultivar essa belezura

Constate os quatro passos simples, mas essenciais para realizar o plantio das sempre vivas

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Afonso Cláudio, 06 de julho de 2022, por Sônia Lopes — As sempre-vivas são uma espécie de suculenta muito comum e popular. Assim, elas possuem diversas vantagens de plantio, principalmente para quem é iniciante na jardinagem e não possui muita habilidade.

Continua depois da publicidade

Sendo assim, veja como plantar sempre viva em vaso? Saiba hoje, aqui no Blog Horta Jardim & Cia do Folha GO, e tenha essa linda e prática planta em casa.

Como plantar sempre viva em um vaso? Descubra quais as dicas especiais

Primeiramente as sempre vivas tem origem em regiões montanhosas e alpinas. Contudo, elas são muito adaptáveis, ou seja, elas se adaptam com muita facilidade em diferentes ambientes, desde os menores até os maiores.

Continua depois da publicidade

Pensando nisso, por ela ser uma planta bonita e muito prática de cultivar. Separamos algumas dicas especiais para você obter ela em casa. Veja e descubra quais são.

Escolhendo o vaso correto para plantar sempre viva

sempre viva em um vaso
Como plantar sempre viva em um vaso – Imagem: Canva Pro

O primeiro passo consiste na escolha do vaso adequado. Então, por serem plantas bem adaptáveis, elas podem ser cultivadas em diferentes tipos de vasos. Assim, você pode escolher vasos de plástico, de barro e até mesmo vasos menores.

Continua depois da publicidade

Todavia, o ideal é que você escolha um vaso com boa drenagem, pois essa é uma das poucas exigências dessa planta. Esse passo é importante, pois caso haja acumulo de água a planta pode não se desenvolver de maneira adequada. Visto que, suculentas não precisam de água em excesso.

Solo perfeito para plantar sempre viva

Em segundo lugar, você deve partir para a aplicação de terra no vaso escolhido. Assim, a sempre vivas aceitam tanto terra comum, quanto solo franco-arenoso.

Contudo, em ambos os caso, você deve colocar um adubo correto, além de cascalho, para ajudar na drenagem do solo. Em relação à rega, você deve regar quando o solo estiver seco, mas sem exageros, apenas para umedecer o local.

Preparando as mudas para plantar sempre viva

Agora, para plantar efetivamente você deve separar as mudas da planta. De forma que elas tenham espaço para se multiplicarem e se desenvolverem de forma efetiva.

Então, você pode separar elas puxando uma a uma com muito cuidado e, em simultâneo, replantar elas nos vasos escolhidos. Após isso, ela será uma “mãe” e irá gerar “filhos”.

Local ideal para colocar sua planta sempre viva

Por fim, você deve escolher o local ideal para colocar a sua nova plantinha. Desse modo, como ela é uma suculenta, ela se adapta a diferentes ambientes. Então, é possível que ela se desenvolva bem caso ela esteja em locais com iluminação direta ou até mesmo indireta.

Por isso, caso você queira deixar as plantas em um ambiente fechado ou menor. O ideal é que ela fique em regiões próximas a uma janela ou a uma varanda. Para que consiga um pouco de luz solar adequada.

GUIA COMPLETO sobre como cuidar de uma ROSA DO DESERTO

Carregando comentários aguarde...
...