Anúncio

Como plantar um pé de jabuticaba: confira todas as etapas necessárias e os cuidados que se deve ter

A jabuticaba é uma fruta doce muito apreciada pelos brasileiros. Devido ser uma planta de fácil cultivo, você pode ter ela ao seu alcance

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Ponta Grossa, 15 de agosto de 2022, por Beatriz Lisboa ─ Saber como plantar um pé de jabuticaba é muito importante, principalmente quando essa fruta é a sua preferida.

Pensando nisso, o Blog Horta Jardim & Cia do Folha GO apresenta dicas de como cultivar essa planta em casa. Confira a seguir com mais detalhes!

Continua depois da publicidade

Aprenda a como plantar um pé de jabuticaba

Embora essa planta seja conhecida popularmente como jabuticaba, saiba que seu nome científico é Myrciaria cauliflora. A jabuticaba é uma planta nativa da Mata Atlântica, mas pode ser cultivada em todo território brasileiro.

Mas, para que você possa ter ao seu alcance essa planta, é necessário saber como plantar um pé de jabuticaba. Apesar de ser uma planta cultivada no chão, saiba que você pode plantar ela em vasos, basta podar.

Continua depois da publicidade

Sendo assim, continue lendo e saiba com mais detalhes como cuidar dessa planta. Ao longo desse artigo você vai aprender desde como preparar o solo até quando colher essa saborosa fruta.

Preparo do solo

Antes de plantar a semente ou a muda de jabuticaba, saiba que você precisa preparar o solo para que essa planta se desenvolva de forma saudável. Para isso, você precisa checar se o solo tem um pH 7 e se é bem drenado, ou seja, que não acumula água.

Continua depois da publicidade

Além disso, você deve adubar o solo um ano antes de plantar a jabuticaba no chão. Para isso, use o adubo do tipo NPK 4-6-4. Você também pode acrescentar húmus de minhoca para deixar a terra mais drenada.

Plantio

Como plantar um pé de jabuticaba
Como plantar um pé de jabuticaba – Imagem: Pixabay

Agora que você já adubou o solo, aprenda a como plantar um pé de jabuticaba. A forma mais recomendada de plantar a jabuticaba é por meio de mudas, isso para ela cresça mais rápido.

Portanto, você deve fazer uma cova de 25 cm de profundidade e colocar a muda. Mas, antes, não se esqueça de checar a temperatura do solo, pois ele deve está em torno dos 23°C.

Clima

Em relação ao clima, o pé de jabuticaba é uma planta nativa do Brasil. Dessa forma, é uma planta que se adapta aos climas, equatorial, tropical e subtropical.

Assim sendo, a jabuticaba é uma planta que gosta de temperaturas que variam entre os 20° a 26°C. Dessa forma, é uma planta que não tolera baixas e altas temperaturas. Por isso, você deve deixá-la exposta ao sol apenas 5 horas diariamente.

Rega

A jabuticaba é uma planta que gosta da umidade, porém quando em excesso pode prejudicar seu desenvolvimento e sua raiz pode apodrecer. Nesse caso, você deve regar apenas quando o solo estiver seco, isto é, apenas uma vez no dia durante o verão.

Colheita

Agora que você já sabe como plantar um pé de jabuticaba, saiba quando você pode colher. O momento certo de realizar a colheita é quando a jabuticaba está em um tom de roxo escuro. Normalmente, após um ano do primeiro plantio é possível colher a jabuticaba.

As 5 PLANTAS mais FÁCEIS de cuidar para você ter em CASA!

Carregando comentários aguarde...
...