Anúncio

Como plantar uma muda em um vaso? Descubra os segredos

Saiba como realizar o plantio adequado de uma planta em um vaso, a partir de estacas!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Afonso Cláudio, 30 de junho de 2022, por Sônia Lopes — Muitos amantes da jardinagem optam pelo plantio em vasos ao invés de fazê-lo diretamente no solo. Por isso, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá ensinar a como plantar uma muda em um vaso, da maneira correta. Afinal, é comum surgir algumas dúvidas sobre esse tipo de procedimento, afim de garantir um crescimento saudável para a planta.

Continua depois da publicidade

Como plantar uma muda em um vaso? Descubra os segredos

Primeiramente, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o plantio não é simplesmente colocar sementes ou mudas na terra. Para que ele ocorra de forma adequada, você deve ficar atento a certas dicas, desde vasos até as diferentes plantas. Por isso, separamos dicas especiais e essenciais para você.

Continua depois da publicidade
Como plantar uma muda em um vaso? Descubra os segredos. Foto: Canva Pro

Leia também: Como secar e torrar sementes de abóbora para consumir como petisco: veja agora

Escolhendo a planta

Em primeiro lugar, você deve escolher a planta adequada para realizar esse plantio. Isso deve ser feito, pois, cada planta atinge uma altura final no seu desenvolvimento de maneira distinta, ou seja, elas podem permanecer pequenas ou ficarem muito grandes.

Por esse motivo, você deve sempre levar e, consideração o tamanho do seu vaso, para descobrir se ele será capaz de suportar. Ou não, a altura final da planta. Além disso, você deve descobrir quais plantas se adéquam melhor ao espaço disponível para elas. Se o local for iluminado você deve escolher plantas que se adaptam melhor a ele e vice-versa.

Escolhendo os vasos para plantar uma muda

Assim como as plantas, os vasos também são repletos de modelos distintos que são adequados a cada situação. Sendo assim, você pode escolher o modelo de vaso de plástico se você estiver procurando um modelo que seja mais barato, leve e prático para o dia a dia.

Além disso, existe o vaso de cerâmica que é mais elegante e muito charmoso, assim você pode utilizar ele como uma excelente decoração. Por fim, caso você esteja a procura de modelos mais ecológicos existem os vasos biodegradáveis.

Sistema de drenagem

Outrossim, é preciso que, independentemente do vaso escolhido, que você faça um sistema de drenagem, para que água em excesso escorra e não acumule. Isso é importante, pois caso a água fique acumulada, ela pode ser um ambiente propício para a proliferação de fungos e bactérias.

Dessa forma, para fazer esse sistema você precisa. Primeiro, fazer furos na base do vaso. Em seguida, coloque uma camada de drenagem que pode ser composta de cascalho ou argila. Depois, acrescente uma manta de drenagem composta por um tecido permeável, que vai ser o filtro.

Preparo da terra e plantio

Para finalizar, acrescente à terra, que já pode estar com um adubo adequado para a planta que você escolheu. Em seguida, você deve realizar o plantio da muda no vaso e completar ao redor dela com o restante da terra. Desse modo, seu plantio está completo.

Como plantar uma muda em um vaso? Descubra os segredos. Foto: Canva Pro

Sugestões de leitura

Se você está se perguntando como dar mais cor ao seu jardim, confira este artigo do Estadão, publicado por Marcelo Lima em 1.º de fevereiro de 2022.

Por fim, leia também: Quais folhagens gostam de sol?

Carregando comentários aguarde...
...