Anúncio

Como podar pé de poncã: cuidado essencial para o aumento da produção; saiba como fazer

Uma tangerina que também é chamada de mexerica e possuí um sabor cítrico e muito popular no Brasil

Anúncio


Continua depois da publicidade

Pé de poncã é uma árvore que dá origem a uma das variedades das tangerinas. Uma fruta deliciosa e rica em vitamina C, ela ajuda na prevenção de gripes e com os cuidados certos essa árvore pode produzir muito. Hoje, 28 de janeiro de 2022, o Blog Horta, Jardim & Cia do Folha Go, te ensina como podar pé de poncã.

Continua depois da publicidade

Saiba como podar pé de poncã

Popularmente escrevemos o nome desta fruta como poncã, entretanto a forma correta de escrita é ponkan. Sendo está uma das variedades de tangerina, que tem origem nas regiões tropicais do sudeste asiático. Porém chegaram no Brasil por meio dos portugueses, a diferença dela está na casca, tamanho, sabor e quantidade de suco.

Continua depois da publicidade

Leia a seguir: Como fazer uma sementeira usando caixa de ovos: acompanhe a germinação

Há centenas de anos trazendo benefícios a nossa saúde

Saiba como podar pé de poncã – Reprodução Canva Pró

São excelentes para a saúde pois em seus compostos possui antioxidante  os quais está incluído o ácido ascórbico. Sendo muito benéfico para aumentar a imunidade do corpo.

Os pé de poncã começaram a ser cultivados, provavelmente entre  265 a 419 d.c sendo assim mais antiga que o cultivo das laranjas. Contanto, essa fruta vem a muito tempo distribuindo sabor e perfume a nossas mesas.

Por que a poda é importante?

A poda correta é muito importante para as plantas, pois ela estimula o crescimento e aumenta a produção. Por isso  deve-se aprender a fazer a poda da forma certa para não prejudicar o crescimento da árvore.

Logo, o pé de Poncã é uma árvore frutífera e a poda para esse tipo de árvore vai além da estética. Pois quando feita da forma correta ela ajuda a planta a produzir mais e melhor, além fazer a condução da planta na forma desejada.

Podando o pé de poncã

Na hora podar o pé de tangerina Poncã, deve-se atentar ao formato ideal, logo seu formato deve ser em formato de taça. Embora a poda seja mais indicada quando a árvore já está grande, no caso do pé de poncã ela deve acontecer desde o início.

A estrutura que mantém as folhas dessa planta é chamada de copa, e deve crescer no formato aberto. Nesse sentido, quando for podar a planta deve-se tirar os galhos que tendem a crescer para o centro.

Contudo a época mais adequada para a poda é após a colheita, cortando os novos galhos que crescem para dentro da planta. Lembre-se é importante que o centro da copa fique livre, assim na época da colheita seus frutos ficaram na borda.

Cuidados com a planta

Todavia, a poda não é o único cuidado que se deve ter com o pé de poncã. Além dela é importante também tomar cuidados com a temperatura, luminosidade, pois por serem adeptas ao clima tropical elas gostam de sol.

Não esquecendo de regá-las pois o pé de poncã necessita de muita água, principalmente se ainda for pequeno. Ademais, procurar proporcionar um solo saudável equilibrado de PH neutro.

Curiosidade sobre o pé de poncã

Que a tangerina poncã é uma fonte de vitamina C isso nós já sabemos, todavia as poncãs também tem se mostrado eficientes na diminuição do risco de Alzheimer.

Segundo nutricionistas, os compostos antioxidantes que ela possui ajudam na inativação de radicais livres o que contribui contra o envelhecimento e risco de câncer e doenças neurodegenerativas como Alzheimer.

Portanto, aprender como cuidar do pé de poncã, vai auxiliar no melhor desenvolvimento e produção dessa fruta maravilhosa.

Leia a seguir: Como fazer poda de Jade para dar mais galhos e engrossar o caule: uma planta mais vigorosa em casa

Os melhores ADUBOS CASEIROS para manter suas PLANTAS LINDAS e SAUDÁVEIS

Carregando comentários aguarde...
...