Anúncio

Como produzir mudas de Begônia? Conheça as maneiras mais práticas e fáceis

Saiba como expandir o cultivo dessa belíssima planta, produzindo mudas de maneira prática e sem erros!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Porto Alegre, 31 de maio de 2022, por Estefânia Tabata — Cultiva Begônias em seu jardim, e está afim de expandir o seu cultivo a partir de novas mudas? Para isso, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá ensinar a como produzir mudas de Begônia, utilizando técnicas práticas e muito fáceis. Veja abaixo, o passo a passo de como fazer da maneira correta, e garanta mudas excelentes dessa belíssima planta que é repleta de muita beleza.

Continua depois da publicidade

Saiba como produzir mudas de Begônia

A Begônia, é uma planta que possui belas flores, sendo originária da América Latina e considerada uma das espécies favoritas dos paisagistas.  A princípio, trata-se de plantas ornamentais que são muito utilizadas para homenagear a juventude e as conquistas.

Continua depois da publicidade

Além disso, a Begônia possui uma grande variedade de cores, que vão de tons quentes a neutros. Veja abaixo, o passo a passo de como produzir mudas dessa planta.

Como produzir mudas begônia
Como produzir mudas de Begônia? Conheça as maneiras mais práticas e fáceis. Foto: Canva Pro

Leia também: Encantadoras! Veja 5 plantas ornamentais para jardim que são fáceis de cultivar

Fazendo mudas com apenas folhas

Semelhante às suculentas, mudas de begônias podem ser feitas com suas folhas. Dessa forma, fica muito fácil fazer vários vasos e espalhá-las pelo jardim. Contudo, é preciso tomar alguns cuidados extras para que elas vivam.

Você tem que escolher folhas saudáveis desde o caule. Afinal, se elas tiverem alguma doença ou parasita, irão morrer antes que algo possa ser feito. Ademais, você também precisa cortar um pedaço pequeno da hasta para criar raízes.

Prepare uma terra adubada com NPK e que tenha boa drenagem. Então, coloque-a em um vaso de tamanho médio. Em seguida, faça um corte pequeno no nervo da folha e posicione-a sobre à terra. Logo ela criará raízes e crescerá.

Como cuidar das mudas para que fiquem bem?

Você pode colocar uma estaca curta no corte feito no nervo. Assim, ela terá contato direto com à terra fértil e criará raízes mais rápido. Além disso, procure deixar o solo sempre úmido para que a planta receba os nutrientes nessa fase.

Aliás, saiba que elas são muito sensíveis aos fungos que podem nascer. Por isso, esteja atento a esses invasores e sempre aplique produtos antifúngicas. Sobretudo, nunca encharque a água ao redor da muda jovem ou da adulta.

As Begônias não se dão bem com o frio. Portanto, crie proteções para elas, colocando caixas de papelão sobre elas, durante a noite ou as mantenham dentro de casa quando estiver muito frio durante a noite.

Begônia como decoração de ambientes

Uma vez que apresenta grande variedade de cores, ela é perfeita para decorar. Afinal, pode combinar com qualquer paleta de cores e estilos diferentes. Desse modo, não tenha medo de explorar sua planta.

Elas podem ser plantadas em vasos, por isso, servem como itens suspensos. Além disso, eles podem ser espalhados pelas estantes, criando uma vibe mais natural.

Por outro lado, você pode rechear canteiros do jardim de inverno com essas plantas. Lembre-se apenas de que elas não podem ficar expostas a climas frios. Então, crie um sistema de aquecimento para os canteiros em que elas ficarão.

Como produzir mudas begônia
Como produzir mudas de Begônia? Conheça as maneiras mais práticas e fáceis. Foto: Canva Pro

Sugestão de leitura

Se desejar dicas de como colocar mais cor no seu jardim, confira nesta matéria o Estadão, publicada em 01/02/2022 por Marcelo Lima.

Leia também: Galhos de roseira na batata: conheça essa método incrível de plantio

Os melhores ADUBOS CASEIROS para manter suas PLANTAS LINDAS e SAUDÁVEIS

Carregando comentários aguarde...
...