Anúncio

Como proteger as suculentas no frio do inverno? Veja dicas para mantê-las fortes e saudáveis

Aprenda alguns cuidados que você pode adotar durante o inverno, para evitar que suas suculentas morram ou sofram com o frio!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 27 de maio de 2022, por Priscila Lívia — Costuma cultivar plantas suculentas em sua casa, mas está preocupado(a) com o frio? Por isso, hoje o Horta, Jardim & Cia do Folha GO, irá ensinar 5 dicas para proteger suas suculentas no inverno e evitar que elas morram ou fiquem queimadas pelas baixas temperaturas dessa estação. Dessa maneira, você poderá manter as suculentas forte saudáveis, mesmo com temperaturas baixíssimas.

Continua depois da publicidade

Saiba como proteger suas suculentas no inverno

As plantas suculentas são muito populares e queridas pelas pessoas que desejam iniciar na prática de jardinagem. Isso acontece, porque elas são de fácil cuidado e dependem de poucas demandas.

Sendo assim, caso você seja um dos adeptos do cultivo das suculentas, esses cuidados que iremos apresentar são muito importantes para você.  Veja abaixo, algumas dicas importantes de manejo.

Continua depois da publicidade
Proteger suculentas no inverno
Como proteger as suculentas no frio do inverno? Veja dicas para mantê-las fortes e saudáveis. Foto: Canva Pro

Leia também: O que é preciso para a orquídea encher de raízes? Veja algumas dicas de manejo

Retirar mudas

A primeira dica é para que você não retire mudas das suas plantas durante esse período. Esse é um cuidado importante, pois ao fazer isso, você pode estar impedindo que a planta se desenvolva normalmente, uma vez que ela já está mais sensível.

Ademais, caso você queira ou precise retirar alguma muda da planta, você deve fazer isso durante a primavera, uma vez que ela é a época que as flores estão mais resistentes e propicias ao desenvolvimento saudável. Por fim, uma das possíveis consequências de retirar mudas durante o inverno é que aumenta as chances de proliferação de fungos e bactérias.

Diminuir a quantidade de regas da suculenta

Ademais, outra boa dica é para que você reduza a quantidade de regas. Esse é um passo importante, pois, durante esse período de frio intenso, a água das regas demora mais a evaporar.

Com isso, ao colocar regas durante mais vezes do que o normal, você pode estar contribuindo para que o líquido fique acumulado na região e, assim, microorganismos prejudicais as plantas podem se reproduzir com mais facilidade.

Retirar as folhas secas da suculenta

Outrossim, um excelente procedimento é para você retirar as folhas secas que possivelmente surgem na sua planta. Isso deve ser feito, pois, a presença de folhas secas consome energia excessivamente da planta, que tenta de maneira forte recuperar a folha.

Por esse motivo, sempre que você observar que existem folhas ou galhos secos no vaso, você deve retirar e, esse passo pode ser feito, seja na primavera, seja no inverno, de modo a sempre preservar a energia da flor.

Proteger contra possíveis geadas

Além disso, é importante lembrar que as suculentas devem ser mantidas longe das geadas o mais seguro possível. Sendo assim, como elas são plantas bem resistentes, você pode deixar elas em locais cobertos como em casa, por exemplo. Contudo, você não deve deixar elas longe de qualquer fonte luminosa, pois elas precisam de recarga energética.

Exposição ao sol

Conforme dito anteriormente, você deve deixar os vasos expostos à luz solar durante o inverno. Esse é um passo de extrema importância, pois as plantas precisam da luz para realizar a fotossíntese, bem como para se manterem fortes e resistentes.

Proteger suculentas no inverno
Como proteger as suculentas no frio do inverno? Veja dicas para mantê-las fortes e saudáveis. Foto: Canva Pro

Sugestões de leitura

Como você gostou do nosso artigo, confira esta sugestão de artigo de Vanessa D’Amaro publicada pela Casa Vogue em 27 de junho de 2020.

Por fim, leia também: O que é preciso para a orquídea encher de raízes? Veja algumas dicas de manejo

Os melhores ADUBOS CASEIROS para manter suas PLANTAS LINDAS e SAUDÁVEIS

Carregando comentários aguarde...
...