Anúncio

Como reaproveitar o coração do cacho de banana? Veja dicas incríveis

Saiba como utilizar o coração do cacho de banana, de diferentes formas em sua casa!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Afonso Cláudio, 25 de junho de 2022, por Sônia Lopes — Que tal aprender a reaproveitar o coração do cacho de banana? Confira hoje, aqui no Horta Jardim & Cia do Folha GO, como é possível fazer com que essa parte do cacho seja reaproveitado de diferentes formas em sua casa, evitando que seja jogado no lixo.

Continua depois da publicidade

Como reaproveitar o coração do cacho de banana?

Saiba que essa parte do cacho de bananas pode ser utilizado em diversas receitas. Além de trazer um grande sabor para a sua refeição, é necessário saber fazer o manuseio correto do coração para não prejudicá-lo e torná-lo inutilizável. Veja abaixo, alguns cuidados essenciais para esse tipo de procedimento.

Continua depois da publicidade
Como reaproveitar o coração do cacho de banana? Veja dicas incríveis. Foto: Canva Pro

Leia também: Saiba como cultivar chuchu com técnicas infalíveis e certeiras; confira todas elas agora mesmo

Saiba o que é o coração do cacho “ou umbigo da banana”

Antes de tudo, é importante saber o que é o coração do cacho, da bananeira. Ao fazer isso pode entender, porque se deve consumir ele, essa parte é um tipo de pêndulo que vai ser formado no último cacho da bananeira e enquanto ela ainda vai estar verde.

Logo, para conseguir identificar essa parte no cacho de banana, não é muito difícil. E isso se deve, porque o umbigo vai ter um formato que parecido com um tipo de cone, enquanto a parte de fora vai ser roxa e por dentro tem uma cor mais branca.

Como se deve fazer o corte dessa peça

Primeiro, é importante cortar o coração do cacho, é preciso fazer isso com cuidado para não acabar danificando esse ingrediente. Que tem um gosto mais amargo, e a sua textura. Parece lembrar muito o broto de bambu e também o gosto de palmito.

Portanto, para conseguir tirar o coração do cacho de banana, é preciso esperar para ter uma ideia. Só retire o coração ao ver que entre ele e a penca já tem uma distância de pelo menos 15 cm. Para retirar, só preciso torcer ele com a mão ou cortar na diagonal.

Pode ser consumido de maneira fácil nas refeições

Em seguida, é preciso saber como reaproveitar essa parte, para isso pode retirar ele e usar nos mais diversos pratos. Porque tanto as sépalas quanto as pétalas, podem-se consumidas, e também o pistilo. Enquanto, que a bráctea é o mais consumido.

Melhores maneiras de fazer o consumo de coração do cacho

Por último, para cozinhar ele não é muito difícil, para isso só precisa retirar umas partes como as brácteas que sejam duras e bem escuras. Se quiser pode retirar as sépalas e até os pistilos, mas é importante ter uma tigela com água, sal e limão para tirar o ácido.

Reaproveitar coração cacho banana
Como reaproveitar o coração do cacho de banana? Veja dicas incríveis. Foto: Canva Pro

Sugestões de leitura

Se você está se perguntando como dar mais cor ao seu jardim, confira este artigo do Estadão, publicado por Marcelo Lima em 1.º de fevereiro de 2022.

Por fim, leia também: Como secar e torrar sementes de abóbora para consumir como petisco: veja agora

Carregando comentários aguarde...
...