Anúncio

Como salvar uma planta muito seca? Veja métodos para evitar o replantio

Conheça algumas técnicas de manejo, que podem salvar plantas ausentes de rega e de adubação!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Armação dos Búzios, 25 de maio de 2022, por Greison Fiel — Seu jardim possui plantas que estão secas e que você deseja salvar? Para isso, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá ensinar a como salvar uma planta muito seca, utilizando algumas técnicas de manejo que são muito úteis para estágios como esse. Dessa maneira, você poderá recuperar a coloração das suas plantas após passar por uma estiagem ou longo período ausente de adubação.

Continua depois da publicidade

Como salvar uma planta muito seca?

Apesar de parecer difícil,, saiba que é possível salvara sua planta em avançado estado de seca por estiagem ou por ausência de adubação. Dessa maneira, você irá garantir a recuperação da sua planta, para que ela possa voltar a ser saudável novamente, recuperar o ver do caule e das folhas e até mesmo, as cores das flores.

Continua depois da publicidade

Veja abaixo, quais são os cuidados necessários para reverter o amarelado das plantas.

Salvar planta muito seca
Como salvar uma planta muito seca? Veja métodos para evitar o replantio. Foto: Canva Pro

Leia também: 4 plantas repelentes que todo mundo deveria ter em casa; veja aqui quais são e livre-se dos mosquitos

Retirando os galhos secos e as folhas já mortas

Antes de tudo, é preciso fazer a retirada das partes secas e mortas da sua planta que esteja muito seca. Para isso, comece a tirar as folhas mortas, mas não faça a retirada dos brotos, visto que eles são importantes na recuperação.

Então, com a tesoura de poda comece a cortar os galhos, mas faça sempre cortes que sejam pequenos. E olhe dentro do caule, quando ver que o centro é verde, pare de fazer o corte e ao passar de um mês a planta vai conseguir crescer mais verde e forte.

Nível de umidade presente no solo: essencial para salvar o cultivo

Primeiro, é importante observar o nível de umidade da planta muito seca. Porque em geral, cada planta precisa de um nível de umidade diferente, para poder crescer e não secar. E para saber se é isso que acontece, observe se o solo ainda está seco após a rega.

Portanto, para que isso não aconteça, é preciso colocar o vaso da planta numa panela que seja mais rasa. E encher essa panela com pedrinhas, ou usar o cascalho, depois coloque água e ela não pode passar o cascalho, a água vai evaporar e ajudar a planta.

Observando a intensidade de luz solar no ambiente

Em seguida, é importante observar a intensidade de luz do solar para salvar a sua planta. Caso haja, esse será o motivo das folhas ficarem com uma aparência de queimada e também amareladas. Para que isso não aconteça, troque ela para um novo local que pegue menos sol sobre ela.

Fornecendo os nutrientes necessário para a recuperação

Depois que fizer todos os passos acima, é preciso dar a nutrição necessária para a sua planta conseguir se recuperar. Por isso, de uma boa adubação para sua planta, usando uma borra de café, adubo orgânico e até mesmo a casca de ovo para poder nutrir.

Salvar planta muito seca
Como salvar uma planta muito seca? Veja métodos para evitar o replantio. Foto: Canva Pro

Sugestões de leitura

Se você quer saber como dar mais cor ao seu jardim, confira este artigo do Estadão, publicado por Marcelo Lima em 1.º de fevereiro de 2022.

Leia também: 3 temperos que você pode cultivar dentro da cozinha e tê-los sempre à disposição

Descubra as 5 principais PRAGAS nas PLANTAS e como COMBATER

Carregando comentários aguarde...
...