Anúncio

Como ter minhocas no seu jardim? Confira dicas práticas agora mesmo

Aprenda o passo a passo para ter minhocas no seu jardim

Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 06 de abril de 2022, por Karla Camacho – Afinal, como ter minhocas no seu jardim? O Blog Horta, Jardim e Cia do Folha GO vai te contar segredos especiais para ter acesso a esses animais tão importantes para as plantas e seu bom desenvolvimento. Confira agora todas as informações.

Continua depois da publicidade

Veja como ter minhocas no seu jardim

As minhocas são animais que auxiliam as plantas no processo de enraizamento, pois, elas produzem nitrogênio, um dos nutrientes principais para o desenvolvimento dos vegetais. Além disso, devido a sua locomoção. Elas acabam criando caminhos subterrâneos que, mais tarde, terão uso para drenar a água. E para que as raízes tenham um solo com espaços para se espalhar.

Continua depois da publicidade

Se você quer saber como ter minhocas no seu jardim, saiba que a melhor dica é a criação de um minhocário. Ou seja, um local onde adicionarão todos os compostos necessários para que esses animais se reproduzam e se mantenham nesse ambiente.

Isso pode ser feito tanto em recipientes como baldes ou em estruturas feitas com blocos de cimento no seu canteiro mesmo. Pois o que importa para a criação de um minhocário é o solo e os nutrientes orgânicos. Aliás, por sua vez, deixarão de ser descartados de forma incorreta no lixo comum.

Em seguida, leia agora: Como cultivar tomates orgânicos de maneira fácil com as dicas…

Faça um minhocário

minhocas no seu jardim - Reprodução Canva
minhocas no seu jardim – Reprodução Canva

A base alimentar para saber como ter minhocas no seu jardim é o resíduo orgânico de sua cozinha. Ou seja, os restos de alimentos que costumam descartar e podem ser essenciais para a alimentação desses anelídeos.

Portanto, se você quer fazer um minhocário, comece a construção na sua própria horta. Mesmo usando alguns blocos e restos de alimentos. Para isso, faça uma demarcação no solo com os blocos em um espaço que não recebe tanta luz solar nem muita chuva e prepare a terra para receber os animais.

Prepare o solo

O solo é muito importante para atrair minhocas para seu jardim. Portanto, é necessário que você mantenha à terra sempre úmida. Mas nunca encharcada para esses animais sobreviverem.

Outro fator muito importante é a exposição à luz solar. Já que é essencial que o seu minhocário fique em locais onde os raios mais quentes do sol não tenham incidência direta com o solo.

Ademais, dê preferência para as regiões com sombras maiores de árvores. Já que essa é a qualidade que os anelídeos precisam para se manter vivos.

Alimento para as minhocas

Por fim, a alimentação das minhocas é muito importante, portanto, sempre tenha muito cuidado no momento de adicionar compostos orgânicos para não acabar espalhando plásticos e vidros das embalagens no solo, visto que esses animais podem acabar consumindo e morrendo.

Se você quiser adicionar esterco animal, saiba que ele deve ser curtido em um processo de 15 dias antes para que os resultados sejam melhores.

Então, leia a seguir: Como cultivar cebola roxa; conheça o passo a passo para dar certo

CHEIRINHOS para CASA: aprenda a fazer os MELHORES e mais BARATOS AROMATIZANTES CASEIROS

Carregando comentários aguarde...
...