Anúncio

Como usar água oxigenada corretamente nas suas plantas: fortifique as raízes e livrese das pragas

Descubra quais são os benefícios da água oxigenada para as plantas

Anúncio


Continua depois da publicidade

Antes de mais nada, a água oxigenada, é um produto constantemente utilizado, para fins estéticos como, cicatrizante de feridas. Dessa forma o que poucos sabem é que seu uso pode ser voltado para a aplicação em plantas, afinal sendo um ótimo defensor agrícola. Então, hoje, 25 de fevereiro de 2022, o Blog Horta, Jardim & Cia do Folha Go irá mostrar como usar água oxigenada corretamente nas suas plantas.

Continua depois da publicidade

Saiba como usar água oxigenada corretamente nas suas plantas

Primeiramente a água oxigenada é um produto que tem ações benéficas para o cultivo de plantas, sendo necessário apenas se ter cuidado com a dosagem e o horário que for aplicar nelas. Contudo veja a seguir alguns dos benefícios da água oxigenada em plantas.

Continua depois da publicidade

Leia também: Vai começar a cuidar de plantas? Confira 5 dicas importantes

Água oxigenada

Como usar água oxigenada corretamente nas suas plantas Reprodução Canva Pró
Como usar água oxigenada corretamente nas suas plantas Reprodução Canva Pró.

Em outras palavras á água oxigenada é um produto oxidante que possui benefícios tanto quanto para a desinfecção de materiais utilizados na jardinagem. Tal qual em machucados e estimula o crescimento das plantas.

O peróxido de hidrogênio como a água oxigenada é conhecida popularmente. Então após sua oxidação, não deixa resíduos tóxicos no ambiente. Daí então sua recomendação como um ótimo defensivo agrícola, afinal já que não é prejudicial ao meio ambiente.

Benefício do uso da água oxigenadas em plantas

A mistura de água oxigenada com água pura, ao ser lançada ao solo ou borrifada sobre as plantas, auxilia na liberação de oxigênio ao solo. Todavia, a planta sobre este processo. Absorve mais nutrientes e água, se desenvolvendo melhor.

Mistura caseira com água oxigenada

Então em um recipiente dissolva 60mL de água oxigenada de 10 volumes em 1L de água pura. Após dissolver, coloque em um frasco para borrifar nas plantas. A aplicação deve ser em horários mais frescos do dia para evitar queimaduras solares nas plantas.

Para acabar com fungos e pragas

Aplique a mistura de forma generosa, sobre os locais mais afetados pelas pragas na planta. Este procedimento deve ser feito, 1 vez a cada semana até erradicar por completo os fungos ou as pragas. Em caso de infestações elevadas, a aplicação deve ser diária.

Prevenir ou recuperar raízes podres

Aplique esta solução no solo em volta da planta. Então este procedimento auxilia na prevenção do apodrecimento das raízes das plantas ou recupera regiões parcialmente afetadas da planta. Porém, em caso de podridão completa, esta mistura já não é mais efetiva.

Para mudas novas

Aplique a mistura no substrato da planta ou sobre a muda plantada recentemente. Então esta mistura estimula o crescimento e a formação de novas raízes assim como ameniza o estresse hídrico da planta. A solução também influencia sobre o crescimento e desenvolvimento da planta.

Para germinar sementes

Esta solução auxilia no aceleramento do processo de germinação das sementes, desencadeando o crescimento de plantas e raízes mais fortes. O procedimento deve ser feito através da submersão das sementes por meia hora ou 2 horas nesta solução.

Para desinfeção do material

Por fim a água oxigenada, é muito utilizada em procedimentos de esterilização e desinfecção de materiais, e isto vale para os materiais de cultivo em jardins. Então, o ideal é submergir os materiais por meia hora nesta mistura para uma boa desinfecção deles.

Leia também: Como plantar a Pitaya no chão? Aprenda técnicas para melhorar os frutos

Veja as melhores TENDÊNCIAS, ESTILOS e DICAS de DECORAÇÃO sem medo de errar

Carregando comentários aguarde...
...