Anúncio

Confira o passo a passo para fazer uma mistura incrível e prática para preparar um substrato maravilhoso

Entenda o segredo para fazer um substrato adequado

Foto do revisor (Daniela Marinho, Flávio Costa)
Revisado por: (Daniela Marinho, Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Porto Alegre, 07 de junho de 2022, por Estefânia TabataConfira a mistura perfeita para preparar um substrato incrível, veja hoje no Blog Horta, jardim & Cia do Folha GO, que vai fazer toda a diferença ao ser usado em suas plantas, ela vai dar toda a nutrição que ela precisa para poder crescer saudável.

Continua depois da publicidade

Confira a mistura perfeita para preparar um substrato incrível

Agora, para preparar esse substrato, é muito fácil. Porque não demora muito tempo para fazer ele, e vai conseguir ter toda a garantia de um substrato nutritivo para que sua planta possa crescer sem problemas. E que ela não acabe morrendo por acidente.

Continua depois da publicidade

Leia também: veja como usar a zamioculca para decorar sua casa e dar vida dentro de casa

Primeiro Passo: criando uma camada de drenagem no fundo do vaso para que a planta não acabe sendo afogada durante as regas de rotina

Veja a mistura perfeita para preparar um substrato incrível
Veja a mistura perfeita para preparar um substrato incrível— Foto: Canva Pro

Antes de tudo, é necessário criar uma camada de drenagem no fundo, para se ter essa mistura perfeita. Para que possa fazer essa camada, é preciso usar a argila expandida, bolinhas de argila que quase não pesam, e são fáceis de se achar.

Logo, pegue essas bolinhas de argila, e com elas faça uma camada que seja bem grossa no fundo do seu vaso. Essa vai ser a primeira camada, desse substrato incrível que vai servir para que a água possa passar, sem acumular e apodrecendo as raízes da planta.

Segundo Passo: uma manta sobre a argila expandida é essencial para poder garantir a passagem da água e impedir as raízes da planta

Primeiro, preciso pegar uma manta, pode usar aquelas encontradas em lojas que, em geral, usadas. São as chamadas mantas bidim, mas se não conseguir encontrar, ou se forem muito caras é possível trocar elas por mantas que sejam de material sintético.

Entretanto, é importante que a água possa escorrer da manta, nem devagar e nem rápido demais. Mas que consiga impedir que as raízes atravessem, por isso coloque a manta sobre a argila, essa é a próxima camada que faz parte desse substrato incrível.

Terceiro Passo: a mistura de terra e nutrientes para conseguir ter sucesso durante o cultivo de qualquer planta para que ela não acabe morrendo

Em seguida, é preciso escolher à terra e os nutrientes para à terra, o melhor é utilizar partes iguais de terra orgânica e de húmus de minhoca. Que vai conseguir dar toda a nutrição para a planta, mas algumas plantas preferem uma terra arenosa e outras não.

Saiba, a mistura de terra e nutrientes que é necessário para as suculentas para ter mais sucesso no cultivo

Por último, temos o caso das suculentas, que precisam de uma mistura diferente. Para isso, coloque por volta de duas partes de areia, uma parte de terra orgânica e meia parte de húmus de minhoca. O resto do passo a passo, é o mesmo.

Sugestão de leitura

Se desejar dicas de como colocar mais cor no seu jardim, confira nesta matéria o Estadão, publicada em 01/02/2022 por Marcelo Lima.

Leia também: veja agora mesmo os truques para cultivar batata-doce no vaso e obter sucesso

Os melhores ADUBOS CASEIROS para manter suas PLANTAS LINDAS e SAUDÁVEIS

Carregando comentários aguarde...
...