Anúncio

Conheça 03 plantas que fazem um chá delicioso e que são fáceis de cultivar

Veja algumas plantas que são muito utilizadas para fazer chá e que podem ser plantadas apenas com o galho!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Armação dos Búzios, 24 de maio de 2022, por Greison Fiel — Que tal cultivar em sua casa, plantas que são muito utilizadas para fazer chá? Para isso, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá apresentar 03 plantas que fazem um chá delicioso e que são fáceis de cultivar, além de oferecem diversos benefícios para a nossa saúde. Dessa maneira, você poderá cultivar plantas que tem um odor incrível em sua casa, sem precisar de muitos esforços e cuidados para realizar o cultivo.

Continua depois da publicidade

Conheça 03 plantas que fazem um chá delicioso e fáceis de cultivar

A lista de plantas medicinais que você pode cultivar em casa é longa, visto que algumas podem ser utilizadas ​​como chás e aromatizantes, e outras ​​apenas como aromatizantes ou ​​apenas como chás terapêuticos, curativos ou infusões. De todos eles, é possível extrair tinturas, óleos essenciais ou pós medicinais à base de álcool.

Continua depois da publicidade
03 plantas que fazem um chá delicioso e fáceis de cultivar
Conheça 03 plantas que fazem um chá delicioso e que são fáceis de cultivar. Foto: Canva Pro

Leia também: O que é preciso para a orquídea encher de raízes? Veja algumas dicas de manejo

Hortelã-pimenta: é rica em vitaminas

A princípio, para cultivar hortelã, você pode comprar suas próprias sementes. No entanto, por ser uma erva comumente cultivada, é possível obter galos de plantas já desenvolvidas. Em seguida, basta colocar esse galho em um recipiente com água até criar raízes. Este método é chamado de corte.

Então lembre-se de trocar a água pelo menos a cada dois dias e mantê-la em uma área bem ventilada e bem iluminada. Quando as raízes aparecerem, basta plantá-las em um canteiro ou vaso. Não se esqueça de deixar uma distância de pelo menos 50 cm caso haja outras culturas.

A hortelã-pimenta tem muitos benefícios, mas o principal é ajudar na digestão. O método de preparo do chá é muito simples. Então coloque 300 ml de água com 6 ou 7 folhas de ervas, ferver. Logo após é só puxar bem e servir a bola. Desse modo observe que crianças menores de 6 anos, mulheres grávidas e pessoas com problemas renais e refluxo não devem beber este chá.

Camomila: conhecida por ter propriedades calmantes

Quem nunca tomou chá de camomila para relaxar? Esta planta é conhecida por suas propriedades calmantes e também é muito fácil de cultivar em casa. “O chá de camomila pode-se feito com as flores secas da planta ou em sachês comprados no supermercado.

Assim os principais benefícios desse chá são: reduzir a hiperatividade, ajudar a acalmar e relaxar, aliviar o estresse, ajudar na ansiedade. Ajudar nos problemas estomacais (como digestão e úlceras), para tratar feridas, dores e inflamações”, diz a nutricionista.

Alecrim: considerado um tempero incrível e com diversas propriedades medicinais

Por fim, além de conhecidos por seu delicioso aroma e sabor, o chá de alecrim traz diversos benefícios à saúde. Como melhora na digestão, alívio da dor de cabeça e anti fadiga. O efeito se deve ao fato de que esta erva é rica em vitaminas A, C, K, B1 e B2.

Então esta planta medicinal também é uma boa amiga para tratar a hipertensão devido às suas propriedades que ajudam a melhorar a circulação sanguínea. Uma solução natural para o alívio da dor do reumatismo, é usar um curativo de alecrim. Você pode aplicar o alecrim em óleos naturais ou essenciais.

03 plantas que fazem um chá delicioso e fáceis de cultivar
Conheça 03 plantas que fazem um chá delicioso e que são fáceis de cultivar. Foto: Canva Pro

Sugestão de leitura

Se desejar dicas de como colocar mais cor no seu jardim, confira nesta matéria o Estadão, publicada em 01/02/2022 por Marcelo Lima.

Por fim, leia também: Sorte ou azar? Conheça todos os segredos para o cultivo das hortênsias

Benefícios das ervas e temperos caseiros: prevenção contra o envelhecimento precoce e até câncer

Carregando comentários aguarde...
...