Anúncio

Conheça o melhor adubo para gramas: é baratinho e super eficaz; confira

Descubra agora mesmo o melhor adubo para gramas

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 23 de maio de 2022, por Karla Camacho – Se você quer ter um gramado que parece um tapete, conheça o melhor adubo para gramas! Confira aqui no Blog Horta, Jardim e Cia do Folha GO. Para te mostrar que adubo é esse e como aplicá-lo da maneira correta, trouxemos todas as dicas e informações. Portanto, leia até o final para não perder nada!

Continua depois da publicidade

Qual o melhor adubo para gramas?

A grama, por ser muito folhosa, precisa de diversos nutrientes para ficar bem verde e crescer saudável. Dentre esses nutrientes, os principais são:

  • O nitrogênio;
  • O fósforo;
  • O potássio.

O NPK, um adubo mineral industrializado, é uma fórmula que contém todos esses nutrientes em diferentes proporções. Dentre essas formulações, o melhor adubo para gramas é o 20 05 20, ou seja, o que contém:

Continua depois da publicidade
  • 20 g de nitrogênio;
  • 5 de fósforo;
  • 20 de potássio.

Como esse fertilizante é granulado, a forma de aplicação mais simples é a lance, ou seja, jogar o adubo, cerca de 150 gramas por metro quadrado, sobre a grama e depois regá-la. Contudo, se você preferir, pode diluir o NPK em água e regar o gramado com a mistura.

Esse adubo é bem barato. Todavia, se você quiser economizar ou simplesmente é adepto da forma orgânica de cultivo, dá para preparar uma versão caseira dele. E vamos te mostrar como fazer isso a seguir.

Assim, leia agora: Qual A Diferença Entre Adubo E Fertilizante? Entenda

Como preparar uma versão caseira e orgânica desse adubo?

Melhor adubo para gramas - Reprodução Freepik
Melhor adubo para gramas – Reprodução Freepik

Para preparar o NPK caseiro, vamos utilizar materiais que normalmente jogamos no lixo. Afinal, muitos desses materiais possuem os mesmos nutrientes do NPK químico. Então, para fazer esse que é o melhor adubo para gramas, vamos precisar de:

  • Cascas de 4 bananas;
  • Cascas de 6 ovos;
  • 10 colheres de borra de café;
  • 1 dente de alho;
  • 100 ml de leite.

Essas medidas são para cada litro de água e rende adubo suficiente para 1 metro quadrado de grama. Portanto, basta você ajustar as proporções de acordo com o tamanho do seu gramado.

Coloque tudo no liquidificador e bata até formar uma mistura homogênea. Para não queimar as folhas da sua grama, você deve deixar o NPK caseiro descansando por 1 semana, sempre se lembrando de sacudir o recipiente e abri-lo para os gases da decomposição saírem.

Quando aplicar esse adubo na grama?

Você pode fazer essa adubação, seja com o NPK químico ou o caseiro, em qualquer época do ano, com exceção do inverno. Ademais, prefira períodos chuvosos para ter um melhor aproveitamento dos nutrientes desse que é o melhor adubo para gramas.

Fazendo essas adubações com frequência e de maneira correta, seu gramado ficará lindo e parecendo um tapete!

Gostou de conhecer o melhor adubo para gramas?

Então você também vai gostar dessa matéria do Estadão, por Marcelo Lima, publicada em 1 de fevereiro de 2022!

Assim, leia também: Adubo Caseiro Com Cascas De Ovos: Veja Como Preparar O Seu E Melhore O Aspecto Das Suas Plantas

Confira 5 dicas para CUIDAR e FAZER FLORESCER a sua FLOR DE MAIO

Carregando comentários aguarde...
...