Anúncio

Cores variadas: 2 plantas que dão mais de uma cor em um só pé

Veja as opções e cultive hoje mesmo

Anúncio


Árvores com flores em 2 ou 3 cores diferentes no mesmo pé? Não é comum e não existem muitas espécies, mas hoje (07 de janeiro de 2022) o Horta, Jardim & Cia traz dois exemplos de plantas que dão flores de diversas cores.

Continua depois da publicidade

Saiba quais são as plantas com flores de cores diversificadas

Imagina ter uma planta no jardim e no mesmo pé ter duas cores ou mais? Isso mesmo, existem no mínimo dois tipos de plantas que têm cores diferentes no mesmo pé e abaixo você conhece quais são elas. Confira:

Continua depois da publicidade

Leia mais: Como fazer a orquídea enraizar e depois replantar? Confira a forma ideal

Manacá-da-serra (Tibouchina mutabilis)

Cores variadas: 2 plantas que dão mais de uma cor em um só pé. Foto: Canva Pro.

Essa planta pode ser em formato de arbusto ou de árvore, pertencente à família Melastomataceae e pode chegar até 4m de altura. Além disso, é uma planta híbrida e nativa do sudeste brasileiro. Tem folhas em tom de verde escura e nervuras longas paralelas.

Continua depois da publicidade

O manacá-da-serra pode ter flores em 3 tons no mesmo pé, com pétalas de 7 a 8cm de diâmetro, e que começam na cor branca, depois ficam rosa até atingir o tom lilás. Estas flores costumam aparecer no inverno e atraem muito as abelhas.

Por a manacá-da-serra ter florescimento em grande quantidade, ela acaba ficando multicolorida, pois nem todas as flores nascem no mesmo período. É uma espécie muito usada em arborização urbana, ou seja, em praças, calçadas e jardins.

Cuidados com o manacá-da-serra

É uma planta de clima tropical úmido, de altitude, mas não é tolerante a geadas. Então, pode ser cultivada no sol, em solo fértil que seja rico em matéria orgânica, bem drenado e conservado úmido. Deve ser regada regularmente no verão e em quantidades reduzidas no inverno, ou seja, apenas quando o solo estiver seco.

Manacá-de-cheiro (Brunfelsia Uniflora)

Cores variadas: 2 plantas que dão mais de uma cor em um só pé. Foto: Canva Pro.

É uma planta que pertence à família Solanaceae, é nativa do Brasil e tem ramos densos que podem chegar de 2 a 3m de altura. Por isso, esse gênero de Brunfelsia tem em média 30 espécies de arbustos e árvores pequenas.

O manacá-de-cheiro tem folhas ovais, lisas e verde escuro. Além de flores com bom perfume e assim que nascem podem ser azul ou violeta escuro, porém ao decorrer do tempo vão clareando até ficarem brancas. São flores que atraem as abelhas, pássaros e borboletas.

Durante o ano é perceptível a presença de borboleta-do-manacá, nas quais depositam ovinhos nas folhas da planta, que é o alimento das larvas. A lagarta preta com listras amarelas são resistentes às toxinas do manacá-de-cheiro.

É uma planta muito usada para decoração de jardim, e arborização urbana nas praças e calçadas.

Cuidados com o manacá-de-cheiro

O manacá-de-cheiro é adaptável ao clima tropical e subtropical. Assim, tem bom desenvolvimento nas regiões com diferenças temperamentais grandes, como quente durante o dia e frio de noite.

Pode ser cultivada no sol, em solo fértil com matéria orgânica e com farinha de ossos, que seja um solo bem drenado e regagem regular. Durante o florescimento deve ser molhada diariamente.

É ideal que utilize adubo orgânico com farinha de ossos no fim do inverno, ou use adubo mineral NPK 10-10-10.

Sobre a podagem, faça uma poda de limpeza, retirando os galhos secos e doentes depois do outono. Também é importante evitar plantar o manacá-de-cheiro próximo de janelas de quartos, pois o cheiro forte pode causar alergias e dores de cabeça.

Por fim, gostou de conhecer as plantas que dão flores de diversas cores? Desse modo, não perca tempo e aproveite!

Veja também: Adubo de casca de ovos: saiba como fazer e onde usar esse poderoso componente

BORRA DO CAFÉ: confira dicas para reaproveitar as sobras!

Carregando comentários aguarde...
...