Anúncio

Cores variadas: 2 plantas que dão mais de uma cor em um só pé

Veja as opções e cultive hoje mesmo

Árvores com flores em 2 ou 3 cores diferentes no mesmo pé? Não é comum e não existem muitas espécies, mas hoje (07 de janeiro de 2022) o Horta, Jardim & Cia traz dois exemplos de plantas que dão flores de diversas cores.

Saiba quais são as plantas com flores de cores diversificadas

Imagina ter uma planta no jardim e no mesmo pé ter duas cores ou mais? Isso mesmo, existem no mínimo dois tipos de plantas que têm cores diferentes no mesmo pé e abaixo você conhece quais são elas. Confira:

Leia mais: Como fazer a orquídea enraizar e depois replantar? Confira a forma ideal

Manacá-da-serra (Tibouchina mutabilis)

Cores variadas: 2 plantas que dão mais de uma cor em um só pé. Foto: Canva Pro.

Essa planta pode ser em formato de arbusto ou de árvore, pertencente à família Melastomataceae e pode chegar até 4m de altura. Além disso, é uma planta híbrida e nativa do sudeste brasileiro. Tem folhas em tom de verde escura e nervuras longas paralelas.

O manacá-da-serra pode ter flores em 3 tons no mesmo pé, com pétalas de 7 a 8cm de diâmetro, e que começam na cor branca, depois ficam rosa até atingir o tom lilás. Estas flores costumam aparecer no inverno e atraem muito as abelhas.

Por a manacá-da-serra ter florescimento em grande quantidade, ela acaba ficando multicolorida, pois nem todas as flores nascem no mesmo período. É uma espécie muito usada em arborização urbana, ou seja, em praças, calçadas e jardins.

Cuidados com o manacá-da-serra

É uma planta de clima tropical úmido, de altitude, mas não é tolerante a geadas. Então, pode ser cultivada no sol, em solo fértil que seja rico em matéria orgânica, bem drenado e conservado úmido. Deve ser regada regularmente no verão e em quantidades reduzidas no inverno, ou seja, apenas quando o solo estiver seco.

Manacá-de-cheiro (Brunfelsia Uniflora)

Cores variadas: 2 plantas que dão mais de uma cor em um só pé. Foto: Canva Pro.

É uma planta que pertence à família Solanaceae, é nativa do Brasil e tem ramos densos que podem chegar de 2 a 3m de altura. Por isso, esse gênero de Brunfelsia tem em média 30 espécies de arbustos e árvores pequenas.

O manacá-de-cheiro tem folhas ovais, lisas e verde escuro. Além de flores com bom perfume e assim que nascem podem ser azul ou violeta escuro, porém ao decorrer do tempo vão clareando até ficarem brancas. São flores que atraem as abelhas, pássaros e borboletas.

Durante o ano é perceptível a presença de borboleta-do-manacá, nas quais depositam ovinhos nas folhas da planta, que é o alimento das larvas. A lagarta preta com listras amarelas são resistentes às toxinas do manacá-de-cheiro.

É uma planta muito usada para decoração de jardim, e arborização urbana nas praças e calçadas.

Cuidados com o manacá-de-cheiro

O manacá-de-cheiro é adaptável ao clima tropical e subtropical. Assim, tem bom desenvolvimento nas regiões com diferenças temperamentais grandes, como quente durante o dia e frio de noite.

Pode ser cultivada no sol, em solo fértil com matéria orgânica e com farinha de ossos, que seja um solo bem drenado e regagem regular. Durante o florescimento deve ser molhada diariamente.

É ideal que utilize adubo orgânico com farinha de ossos no fim do inverno, ou use adubo mineral NPK 10-10-10.

Sobre a podagem, faça uma poda de limpeza, retirando os galhos secos e doentes depois do outono. Também é importante evitar plantar o manacá-de-cheiro próximo de janelas de quartos, pois o cheiro forte pode causar alergias e dores de cabeça.

Por fim, gostou de conhecer as plantas que dão flores de diversas cores? Desse modo, não perca tempo e aproveite!

Veja também: Adubo de casca de ovos: saiba como fazer e onde usar esse poderoso componente

BORRA DO CAFÉ: confira dicas para reaproveitar as sobras!

YouTube video