Anúncio

5 cuidados para ter na hora da poda: confira agora mesmo instruções importantes e úteis

Aprenda agora como não errar

Anúncio


Continua depois da publicidade

Apesar de super importante, fazer uma boa poda das plantas não é a tarefa mais simples do mundo. Isto porque, alguns cuidados são necessários para garantir a proteção do operador e, também, o bom desenvolvimento das plantas. Com isso, confira a seguir, quais são os cuidados para ter na hora da poda e evitar os erros neste processo, hoje, 18 de janeiro de 2022, aqui no Blog Horta e Jardim & Cia!

Continua depois da publicidade

Veja quais são os cuidados que você precisa ter no momento de podar as suas plantas

Confira 5 cuidados necessários.

1 – Tenha sempre as suas ferramentas bem afiadas

Muitas ferramentas podem ser utilizadas no momento da poda. Dentre elas, as mais comuns e as mais usadas são a tesoura, o serrote e o tesourão de duas mãos. Com isso, para que a sua poda seja feita de maneira correta, o ideal é que você utilize essas ferramentas no seu perfeito estado.

Continua depois da publicidade

Isto porque, quando elas estão bem afiadas, lubrificadas e limpas, o desempenho durante a poda se torna muito melhor e mais específico, ou seja, você consegue ter cortes mais lisos e mais precisos.

Leia também: Conheça 4 árvores que dão flores e encantam as ruas!

2 – Tenha atenção para fazer sempre cortes lisos

Atenção na hora de podar suas plantas.
Atenção na hora de podar suas plantas. Foto: Canva pro

Os cortes lisos ajudam a facilitar o processo de cicatrização das plantas. Além de fazer com que elas fiquem menos expostas às enfermidades e se desenvolvam muito melhor, ficando mais saudáveis, mais bonitas e mais nutridas.

3 – Utilize produtos protetores para os cortes

Atenção na hora de podar suas plantas.
Atenção na hora de podar suas plantas. Foto: Canva pro

Para garantir uma proteção ainda maior para as suas plantas, o ideal é que você aplique produtos protetores para que você faça cortes ainda mais lisos e precisos.

Por isso, o recomendado é que você utilize pastas à base de sulfato e cobre, principalmente, quando se tratar de ramos com diâmetro maior. Como é o caso das laranjeiras, kiwizeiros, pessegueiros, entre outros.

4 – Lave as suas ferramentas depois de utilizar

É muito importante que, depois de fazer a poda das suas plantas, você higienize as suas ferramentas. Isto porque, a falta de uma boa higienização, pode favorecer ao acúmulo de micro-organismos nas suas ferramentas, afetando, negativamente, na sua vida útil.

Por isso, o recomendado é que todas as vezes que você finalizar a poda, lave as suas ferramentas com detergente neutro e enxague com água corrente. Dessa forma, você removerá todos os resíduos vegetais, produtos de higienização e a seiva.

5 – Utilize óleo após a secagem das ferramentas

Depois de higienizar todas as suas ferramentas utilizadas para a poda das plantas, é muito importante que você seque bem todas elas, para evitar ferrugens e instabilidades nos cortes. Por isso, com o auxílio de um pano seco, passe por todas as ferramentas, principalmente, nas lâminas.

Após isso, adicione uma camada fina de óleo em todas as regiões metálicas. Isso fará com que suas ferramentas fiquem preservadas por muito mais tempo.

Então, agora que você sabe quais são os cuidados para ter na hora da poda. Aproveite para encaminhar esse artigo para aquele seu amigo que também gostaria de saber.

Veja também: 5 plantas pendentes perfeitas para decorar varandas; confira!

LAVANDA; veja o passo a passo para cultivar essa lindeza

Carregando comentários aguarde...
...
...