Anúncio

Descubra como é feito o cultivo de orquídeas pendentes e tenha muitas flores por muito mais tempo

Foto do revisor (Elizandra Costa)
Revisado por: (Elizandra Costa)
Anúncio


João Pessoa, 23 de maio de 2022 por Cristina Duarte – O cultivo de orquídeas pendentes é uma das maiores duvidas dos amantes dessa espécie. Sendo assim, hoje o Blog Horta, Jardim & Cia trouxe algumas dicas bem especiais.

Continua depois da publicidade

Afinal, estas flores representa beleza, delicadeza, sofisticação e elegância, além é claro de deixar qualquer ambiente mais aconchegante. Confia a seguir.

Descubra como é feito o cultivo de orquídeas pendentes

As orquídeas são plantas admiradas em todo o mundo por sua delicadeza, beleza e sua flores exóticas, com formatos variados e uma variedade de cores e texturas.

Continua depois da publicidade

A maioria das espécies apresentam crescimento dois tipos de crescimento: o vertical e o horizontal. Desse modo, as  orquídeas de crescimento vertical  são aquelas que crescem se alongando para o alto acompanhando sua haste principal,  geralmente são solitárias, com apenas uma planta por vaso.

Já as orquídeas de crescimento horizontal são aquelas que crescem para os lados, na horizontal, emitindo várias brotações e enraizando ao longo do substrato, e com isso formam “cachos” de flores pendentes.

Continua depois da publicidade

Dentro das muitas espécies, vamos dar destaque a uma que se adapta muito bem ao clima tropical e que não existem tantos cuidados como a maiorias das orquídeas. Vamos conhecê-la?

Leia também: Que milagre foi esse? Saiba como preparar uma misturinha caseira para floração que é uma bomba de flores

Cultivo de Orquídeas Pendentes: Orquídea Cimbídio

Descubra como é feito o cultivo de orquídeas pendentes e tenha muitas flores por muito mais tempo
Orquídeas pendentes: Cymbidium – CANVA Pro

A  Orquídea Cimbídio pendente são resistentes e tolerando bem ambientes hostis e não necessitam de muitos cuidados para se desenvolver e florescer. A sua característica mais marcante é a floração exótica, longa e abundante.

Desse modo suas flores, com diferentes cores, brotam em cachos pendentes e possuem grande durabilidade.
Sendo assim, confira a seguir os cuidados necessários para tê-la em casa.

Adubação

Você pode usar os dois os tipos de adubação: orgânica e química. Assim, caso opte pela adubação orgânica, uma boa opção é utilizar farinha de osso e torta de mamona. Já para a adução química, usa-se os produtos conhecidos como NPK, sendo mais fácil de utilizar, principalmente no cultivo dentro de casa.

Para esse tipo de orquídea, a adubação deve ser feita com uma mistura na proporção de NPK 30:10:10 para crescimento. Na fase de floração da planta, pode-se usar uma proporção de 10:30:20.

Assim, essa aplicação deve ser feita duas vezes por semana, com o produto dissolvido (cerca de 0,5%). Ou seja, uma grama para cada um litro da água de irrigação.

Solo e substrato

O ideal para esta espécie é uma mistura de húmus e areia, com uma consistência leve, porosa e capaz de manter um pouco da umidade por tempo prolongado.

Já em relação ao substrato, os mais recomendados são a argila, seixos, brita e pedriscos de tamanhos variados, casca de pinheiro, fibra de coco, carvão vegetal e casca de orquídeas.

Temperatura

Apresar de bastante resistente, essa espécie não tolera ambiente muito quente. Porém são bastante resistentes ao frio.

Os maiores cuidados devem ser durante a época de floração e na maturação dos botões, sendo que nessa fase a temperatura não pode ultrapassar 12° C.

Uma dica bem especial é água gelada à noite e colocar pedras de gelo sobre as bordas do vaso ou deixá-la exposta a céu aberto no frio da madrugada.

Luminosidade e umidade

A orquídea Cymbidium pendente necessita de bastante luz solar indireta, pois uma boa luminosidade garante o desenvolvimento da planta, bem sua floração.

Contudo, tenha o cuidado de verificar se as folhas estão sendo queimadas, pois isso indica que a planta está recebendo incidência solar direta.

Portanto, para saber se planta está recebendo quantidade de luz ideal, verifique a cor de suas folhas: folhas verdes muito claro ou amarela, significa exposição demasiada; folhas verde-escuro sugerem pouca luminosidade.

Outro fator é a umidade, sendo esse o maior problema no cultivo de orquídeas. Assim, a umidade do ar está relacionada com a quantidade de água presente no ambiente atmosférico e isso não tem nada a ver com regas, ok!

Desse modo, as orquídeas em geral gostam de ambiente úmidos, mas não encharcados. Quando se cultiva uma planta dessa dentro de caso é preciso criar um ambiente mais úmido para ela.

Aliás, uma dica é colocar uma vasilha com água próximo da orquídea, ou embaixo dela, desde que o vaso seja elevado, colocando-se seixos (pedras) nessa vasilha, para que suas raízes não toquem na água.

No entanto, outra opção seria cultivar as orquídeas pendentes próximas a fontes de água e aquários ou usar umidificadores de ar.

Regas

Duas a três vezes por semana nas estações mais quentes. Regule apenas quando o substrato estiver quase seco. Contudo, as regas devem ser mais frequentes e abundantes, deixando-as úmidas, mas nunca encharcadas.

Mais dicas de leitura

Para  você que ama ler sobre plantas e jardinagem, recomendamos que veja essa matéria de como adicionar mais cor no seu jardim, publicada por Marcelo Lima no site Estadão, em 01/02/2022.

Ademais, confira também: Veja agora como manter os seus lírios floridos o ano todo sem segredos e sem gastar muito

Confira 5 dicas para CUIDAR e FAZER FLORESCER a sua FLOR DE MAIO

Carregando comentários aguarde...
...