Anúncio

Descubra porque a planta carnívora come insetos: veja características

Conheça mais detalhes sobre esse planta incrível e ao mesmo tempo curiosa, e entenda os motivos que a fazem se alimentar de insetos!

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 09 de junho de 2022, por Vitoria Azevedo  ─ Algo que desperta muita curiosidade em amantes de plantas, é a planta carnívora e suas característica. Por isso, hoje o Horta Jardim & Cia do Folha GO, irá explicar porque a planta carnívora come insetos e também mais detalhes sobre o seu processo de digestão. Também conhecida como insetívoro, essa espécie busca captura presas para usar como suplemento nutricional.

Continua depois da publicidade

Na natureza, podemos observar que algumas espécies se adaptam com extrema facilidade. No entanto, saiba que essa planta tem a capacidade de se modificar de acordo com as necessidades de sobrevivência em cada território.

Descubra por que planta carnívora come insetos

Muitas pessoas se perguntam como essa planta come insetos se ela não possui estômago. No entanto, isso é algo equivocado, pois ela tem. O que ela usa para capturar presas é como uma câmara digestiva.

Continua depois da publicidade

A maioria das espécies dessa planta se alimenta de insetos e, portanto, as chamamos de plantas carnívoras. Contudo, existem também algumas espécies maiores, com aproximadamente meio metro de comprimento, que conseguem capturar pássaros e rãs.

Os humanos, por outro lado, não fazem parte da alimentação. Então, caso você coloque o dedo na folha de um carnívoro, ela fechará e abrirá novamente. No entanto, a maior fonte de energia para os insetívoros não é a carne, mas a fotossíntese, como qualquer planta.

A presa é um suplemento nutricional que ajuda a suprir a necessidade de nitratos e fosfatos que faltam nos solos pobres onde vivem os predadores.

Planta carnívora come insetos
Descubra porque a planta carnívora come insetos: veja suas características. Foto: Canva Pro

Leia também: Conheça algumas plantas que afastam baratas: elimine os insetos de forma natural

O que comer?

Um dos motivos do porque a planta carnívora come insetos é que elas removem substâncias necessárias à sobrevivência, especialmente nitrogênio, do animal devorado. Sem ele, as plantas não podem produzir a clorofila necessária para converter a luz em energia química – um processo conhecido como fotossíntese.

Sem nitrogênio, essas plantas não podem crescer e se reproduzir porque o DNA e as proteínas também são ricos em nitrogênio. As plantas carnívoras não dependem de solo rico em nitratos, compostos que as plantas normalmente absorvem.

Como resultado, eles prosperam em lugares onde outras plantas não podem, como em savanas, desertos, pântanos salgados e outros habitats com solos pobres. Mas, por outro lado, passam a contar com o nitrogênio contido na proteína animal.

Saiba mais sobre a planta

Como respondemos anteriormente sobre por que planta carnívora come insetos, ao contrário do que muitos acreditam, essas plantas não se alimentam de humanos ou fragmentos humanos. Isso porque, a maior parte das plantas é relativamente pequena (embora algumas espécies como as do gênero Rhubarb, possam atingir um metro de altura) e o tempo entre a captura e a digestão foi bastante longa (cerca de 12 horas).

O nome, “Plantas Carnívoras”, foi dado a essas plantas dicotiledôneas pertencentes à ordem Saracenia pelo famoso naturalista Charles Darwin. Estes existem em todos os continentes, em diferentes climas. Então, quando a vir em algum lugar, não tenha medo, pois elas não nos fazem mal e ainda ajudam o meio ambiente.

Planta carnívora come insetos
Descubra porque a planta carnívora come insetos: veja suas características. Foto: Pixabay

Sugestão de leitura

Quer saber mais dicas para o seu jardim? Confira as informações divulgadas no Estadão, publicadas por Marcelo Lima em 1º de fevereiro de 2022.

Por fim, leia também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

FESTA JUNINA NA CAIXA! Aprenda a preparar com a gente!

Carregando comentários aguarde...
...