Anúncio

Dica de ouro para acabar com formigas cortadeiras: elimine as formigas utilizando apenas 3 ingredientes

Prepare uma solução para eliminar formigas cortadeiras e resolva o problema com o ataque desses insetos em suas plantas.

Anúncio


Continua depois da publicidade

As formigas cortadeiras costumam invadir plantações em busca de folhas frescas e verdinhas, as quais elas usam para alimentar o jardim de fungos que as mesmas cultivam. Hoje, 20 de janeiro de 2022, o Blog Horta, Jardim & Cia do Folha Go, te dá uma dica de ouro para acabar com formigas cortadeiras.

Continua depois da publicidade

Veja uma dica de ouro para acabar com formigas cortadeiras

Presentes desde a época dos dinossauros, as formigas são os insetos de maior quantidade no mundo. Mas como eliminar esse inseto que resistiu tanto tempo da sua plantação? Entenda o porquê elas estão aparecendo e saiba como acabar com essas formigas cortadeiras.

Continua depois da publicidade

Leia a seguir: É possível reaproveitar o substrato de um vaso? Quando reutilizar e quando não? Saiba mais

Por que as formigas estão aparecendo?

Dica de ouro para acabar com formigas cortadeiras – Reprodução Canva Pró

A presença das formigas cortadeiras não ocorre de repente, e conhecer as razões pelas quais elas aparecem é a melhor maneira de prevenir suas plantas contra o ataque delas.

As formigas apesar dos prejuízos que causam a sua plantação, também trazem benefícios, pois elas melhoram o solo, visto que um terreno com o solo ruim é um dos motivos que influenciam no seu surgimento nas plantações.

Como um solo bem cuidado pode afastar formigas cortadeiras

Um solo sem forração, com uma terra endurecida e sem diversidade vegetal é um atrativo para essas formigas que encontrarão folhas não saudáveis, das quais elas irão cortar para levar para o seu formigueiro e então produzir um fungo a partir dessa folha, que mais tarde servirá de alimento para elas.

Se você pensava que as formigas cortadeiras partiam as folhas pra se alimentar delas, se enganou. Na verdade elas consomem o fungo gerado pelos pedaços de folhas que elas recolhem.

Mas como fazer com que elas não apareçam? Procure ter um solo bem tratado, bem fertilizado, se atentando em nutrir suas plantas com molibdênio, pois esse micronutriente auxilia suas plantas a consumirem nitrogênio, que irá fazer com que elas cresçam e se desenvolvam.

Criando barreiras para afastar as formigas cortadeiras

As formigas cortadeiras tendem a aparecer em momentos em que você está iniciando sua plantação, exatamente porque o solo ainda não possui tantos nutrientes e elas desejam corrigir isso.

Todavia, apesar da aparente boa intenção das formigas, elas também acabam realizando cortes em suas plantas, atrapalhando no crescimento e desenvolvimento das mudas.

Para resolver isso, crie barreiras para proteger as suas plantas. Utilize de garrafas pets ou caixas de leites para cobrir as suas mudas, isso irá impedir que as formigas se aproximem da planta e a ataquem.

Eliminando as formigas cortadeiras

Porém, você certamente não deseja apenas afastar as formigas da sua plantação, sendo a técnica anterior um processo feito enquanto você prepara os componentes para eliminá-las.

Para eliminar as formigas cortadeiras você irá fazer uma solução utilizando pão francês, gergelim preto e vinagre. É uma receita bem simples de ser feita e fácil de ser aplicada também.

Como preparar a misturinha

Rale o pão francês em farelos, acrescentando depois o gergelim preto e o vinagre. Misture esses ingredientes até formar uma pasta, lembre-se de não deixa-la muito liquida. Ademais depois de pronta, faça bolinhas com a pasta e as coloque próximas a entrada do formigueiro.

O gergelim preto é tóxico para o fungo que serve de alimento para as formigas, enquanto o pão e o vinagre aceleram o processo. A partir do momento em que o fungo morre, as formigas também passam a serem eliminadas, pois não conseguem se alimentar.

Leia a seguir: Cobertura de vasos para decoração: veja dicas de como fazer corretamente

RECEITAS CASEIRAS e BARATAS para HIDRATAR o seu CABELO

Carregando comentários aguarde...
...