Anúncio

É correto regar as plantas com água de sabão? Entenda melhor sobre o assunto

Aprenda os benefícios de usar água com sabão na rega

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Afonso Cláudio, 07 de julho de 2022, por Sônia Lopes — Você se pergunta se pode regar as plantas com água de sabão? Economizar a água e reutilizar a que foi usada na lavagem de roupas é uma boa ideia.

Continua depois da publicidade

Por isso, confira hoje, aqui no Blog Horta Jardim & Cia do Folha GO, dicas e saiba como fazer isso da forma mais segura para não prejudicar suas plantas.

Quer saber se pode regar as plantas com água de sabão? Descubra agora mesmo

Com tantas crises hídricas, a reutilização de água se torna um fator importante. Afinal, não são todos que têm acesso à água potável. Assim, economizar esse recurso tão importante é dever de todas as pessoas.

Continua depois da publicidade

O que a água de sabão faz nas plantas?

Pode regar as plantas com água de sabão? — Fonte: Canva Pró
Pode regar as plantas com água de sabão? — Fonte: Canva Pro

O famoso sabão industrializado possui muitas substâncias que poluem o meio ambiente. Por isso, é indicado que só se usa sabão neutro quando for molhar as plantas. Dessa forma, elas não serão prejudicadas com a presença desse produto.

Continua depois da publicidade

Além disso, ele ajuda a combater algumas pragas e doenças que afetam o jardim. Tornado, assim, essa prática muito mais benéfica do que se poderia esperar. Todavia, é preciso ter bastante prudência ao lidar com esse método.

Quais são os cuidados necessários ao usar água de sabão na rega?

Não se pode exagerar nessa prática de reutilização. Afinal, da mesma forma que o sabão protege, ele agride o solo. A presença em abundantemente e frequência pode causar a criação de organismos nocivos para as plantas.

Recomendamos que você regue as plantas com essa água uma vez por semana no máximo. Assim, você protege o seu jardim e ainda contribui para a preservação da água. Nos outros dias, você pode reutilizá-la de outras formas.

Conhecendo os benefícios que tem a água de sabão

Quando você toma todos os cuidados necessários, essa mistura consegue aumentar a absorção de água pelo solo. Portanto, em locais mais secos, seu uso altamente indicado. Dessa forma, as plantas são melhor desenvolvidas.

A prevenção de fungos e presença de pulgões e cochonilhas também se torna mais alta. Afinal, o sabão neutro destrói as possibilidades de sobrevivência desses organismos no jardim. Enquanto ajudam a manter as plantas mais fortes.

É preciso filtrar a água de sabão para regar o jardim ou a horta com ela?

A filtragem da água a reutilizada recomendada. Entretanto, não faz mal se não for possível fazer isso. Deve-se, apenas, prestar atenção à concentração do produto na água. Se for necessário, adicione um pouco de água da chuva.

Qualquer outro produto que esteja presente também deve ser observado. Sobretudo, sempre confira o rótulo do que usar para evitar perdas. A maioria dos amaciantes, por exemplo, são inofensivos para o seu jardim.

Carregando comentários aguarde...
...