Anúncio

É possível cultivar seringueira em casa? Veja mais detalhes da árvore ícone da Amazônia

Entenda o que é necessário para cultivar a seringueira e veja será possível ter essa árvore produtora de látex em casa!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

São Paulo, 28 de maio de 2022, por Thais L – Já sonhou em algum dia, poder cultivar uma Seringueira em seu quintal? Para saber se isso é possível, hoje o Horta, Jardim & Cia do Folha GO, irá explicar se dá para cultivar seringueira em casa e sobre quais são os requisitos necessário para o crescimento e desenvolvimento dessa árvore de grande porte. Afinal, essa é uma árvore repleta de histórias e considerada um verdadeiro ícone da Amazônia, responsável pela produção de látex.

Continua depois da publicidade

É possível cultivar seringueira em casa? Descubra

Quando se trata de seringueira, muitas pessoas são aficionadas pela sua história e beleza. Por isso, é comum encontrar um amantes da natureza e da jardinagem, com dúvidas sobre a possibilidade de cultivá-la no quintal ou jardim.

Além de tirar essa dúvida sobre o cultivo pé de seringueira, iremos explicar os requisitos necessários para o crescimento e desenvolvimento dessa árvore. Veja abaixo, algumas curiosidades muito interessantes sobre o famoso pé de seringueira.

Continua depois da publicidade
Cultivar seringueira em casa
É possível cultivar seringueira em casa? Veja mais detalhes da árvore ícone da Amazônia. Foto: Pixabay

Leia também: Quanto tempo a jabuticabeira dá frutos? saiba tudo agora mesmo

O que é uma seringueira e qual a sua importância?

Também conhecida como árvore de borracha, a seringueira é uma das espécies mais famosos do Brasil, sendo muito encontrada em florestas da Amazônia.

Nesse caso, trata-se da maior concentração produtora de borracha natural, muito utilizada durante a segunda guerra mundial e em grande parte da indústria automobilística do século passo.

Além disso, uma curiosidade bacana sobre o nome seringueira, veio da seringa que é um produto do latéx da planta que era extraído por portugueses na época. Apesar de ser uma árvore muito encontrada na Amazônia, a seringueira também é comum de ser encontrada nos estados de Mato Grosso e São Paulo.

Como cuidar do pé de seringueira?

À princípio, por ser muito grande você deve plantar o pé de seringueira em um local com o maior espaço possível, como fazendas e sítios. Isso porque, o solo deve ser bem profundo e com algum poço com água por perto, para facilitar na hora de regar.

Vale lembrar que as árvores devem ser plantadas com uma distância de 2 metros uma da outra, a fim de não atrapalhar o desenvolvimento com o passar dos anos.

Como cultivar seringueira em vaso?

Todavia, como você pode ver não dá pra cultivar a serinqueira em casa, a não ser que você tenha um quintal enorme ou more em fazendas e sítios. Mas se a sua casa é pequena e ainda assim, você quer ter uma árvore de borracha em casa pode investir na falsa seringueira, também conhecida como ficus elastica, planta muito parecida com uma seringueira.

No entanto, você pode cultivar a falsa-seringueira em um vaso bem bonito, com solo e boa drenagem em casa mesmo, o que vai deixar a decoração da sua casa ainda mais linda. Contudo, vale ressaltar que o vaso deve ficar próximo da janela pois esse tipo de planta costuma precisar de muito sol e iluminação para crescer de forma saudável.

Cultivar seringueira em casa
É possível cultivar seringueira em casa? Veja mais detalhes da árvore ícone da Amazônia. Foto: Canva Pro

Portanto, agora você já sabe que dá pra cultivar seringueira em casa, desde que você tenha um quintal enorme ou more em sítios ou fazendas. Contudo, se não tiver basta trocar a seringueira pela falsa-seringueira para ter um jardim ou decoração da casa lindo e bem charmoso.

Gostou de aprender sobre a seringueira?

Sendo assim, confira essa matéria do Estadão, escrita por Marcelo Lima e publicada em 1 de fevereiro de 2022.

Por fim, leia também: Como fazer muda de são miguel? aprenda a cultivar essa flor belissíma

Dúvidas no preparo do adubo orgânico?! Herborista tem dicas sobre o tema e sobre cuidado com plantas

Carregando comentários aguarde...
...