Anúncio

É possível mudar a cor da flor-de-maio? Veja agora mesmo

Saiba como mudar a cor da sua flor-de-maio

Anúncio


Continua depois da publicidade

Hortolândia, 05 de julho de 2022, por Amanda Silveira ─ Que tal aprender mais sobre a flor-de-maio? Então hoje, vamos te ensinar o passo a passo de como fazer o plantio dessa flor e você ainda vai descobrir se é possível mudar a cor da flor-de-maio. Ela é uma planta muito bonita e vai dar um charme todo especial na sua casa.

Continua depois da publicidade

Um pouco sobre a flor-de-maio

A flor-de-maio (Schlumbergera truncata) é uma planta que é muito utilizada na decoração de ambientes. É muito comum na Mata Atlântica brasileira. Ela é da família dos cactos e suculentas, mas não tem espinhos. Uma característica bem interessante é que em seu ambiente natural ela pode ser encontrada nos troncos das árvores, como as orquídeas e as bromélias. Aqui o Horta Jardim & Cia do Folha GO.

Continua depois da publicidade

Ela costuma florescer no mês de maio e junho e suas flores duram de 15 a 20 dias.

Como plantar e cuidar da flor-de-maio

Se você quer ter uma planta dessas em casa, saiba que ela perene, ou seja, não precisa ser replantada sempre, e ainda é de fácil cultivo. Contudo, necessita de  alguns cuidados básicos.

Para cultivar a flor-de-maio você vai precisar de terra com bastante matéria orgânica. Você pode utilizar esterco ou húmus de minhoca para tornar essa terra mais rica em nutrientes. Lembre-se de utilizar um vaso com furos para que a água não fique parada no fundo. Isso pode causar o apodrecimento das raízes e consequentemente a morte da planta.

Um outro ponto interessante, é que a flor de maio não necessita regas diárias. Como ela é da família das suculentas, você pode molhá-la uma ou duas vezes por semana, isso já é o suficiente para que ela cresça bonita e saudável.

Ao escolher uma local para sua flor-de-maio lembre-se que ela não gosta de lugares que peguem sol direto, contudo precisa ser bem iluminado. Escolha um local próximo a uma janela ou até mesmo em uma varanda coberta que ela irá ficar linda.

Dica para depois da floração

Quando sua flor-de-maio cair as flores, ela pode ficar com uma aparência enrugada e murcha. Caso isso ocorra, é necessário aumentar as regas e acrescentar adubo para enriquecer o solo. Do contrário, sua planta pode não resistir e  morrer. Mas normalmente, essa flor dura muito, pois é de espécie perene.

Como mudar a cor da flor-de-maio

As flor-de-maio possui variadas cores e tons de flores. Na natureza você pode encontrar mesclas de vermelho, rosa e branco, sendo o seu interior mais claro e as bordas mais escuras. Mas, existem também as chamadas plantas híbridas que fizeram com que após o cruzamento entre exemplares da própria espécie surgissem diferentes colorações. Sendo possível mudar a cor da flor-de-maio. Dessa forma, apareceram variedades como amarelo, roxo, lilás e laranja.

Para conseguir cores novas de flor-de-maio, você pode fazer a polinização cruzada. Basta pegar o pólen de uma flor colorida com o auxílio de um cotonete e passar no pistilo de uma flor branca. quando as flores caírem, você vai perceber que no local da flor fica uma cápsula, onde estão as sementes. Quando essa cápsula estiver macia, você pode colher e plantar.

Á partir daí, você terá uma nova cor de flor-de-maio.

Carregando comentários aguarde...
...