Anúncio

É possível reaproveitar o substrato de um vaso? Quando reutilizar e quando não? Saiba mais

Aprenda quando reutilizar o substrato do seu vaso e garanta a saúde da sua planta

Anúncio


Continua depois da publicidade

Muitas pessoas possuem a dúvida sobre se é possível reaproveitar o substrato de um vaso para o plantio de outra planta. Entretanto, é necessário antes saber algumas coisas. Então, hoje, 17 de janeiro de 2022, o Blog Horta, Jardim & Cia do Folha Go, te mostra se é possível reaproveitar o substrato de um vaso.

Continua depois da publicidade

É possível reaproveitar o substrato de um vaso?

Para que a planta seja capaz de se desenvolver ela necessita essencialmente de um substrato, que é o ambiente onde ela irá ser cultivada. Por diversos motivos a vida de uma planta pode se encerrar e para que você reutilize o seu substrato serão esses fatores que deverão ser analisados para garantir que o solo transportado não fará mal a sua planta.

Continua depois da publicidade

Leia também: Veja como fazer seu lírio da paz ficar sempre florido: aprenda da maneira correta

O que é um substrato?

Saiba se é possível reaproveitar o substrato de um vaso – Reprodução Canva Pró

Quem já é acostumado a plantar e cuidar de suas ervas, entende que o substrato não é simplesmente uma terra ou um solo, além de saber que não custa tão barato e por isso possui o interesse de reutilizá-lo.

Bem, o substrato é o local em que a sua erva é plantada, onde as raízes de sua planta se fixam permitindo que ela cresça e se desenvolva, absorvendo água e demais nutrientes. Porém, algumas condições são necessárias para que as características do substrato se mantenham em um vaso.

E que assim ele possa ser reaproveitado, garantindo que ele permaneça fofo e airado, continue absorvendo água e nutrientes, através da fertilização, e o mais importante se certificar que ele não esteja carregando problemas com ele, pois esses serão levados também para a sua nova planta.

Quando não reutilizar o substrato de um vaso?

Se a sua planta não serve mais e por isso você quer aproveitar o seu substrato, provavelmente é porque ela morreu. Apesar da morte de uma planta possuir diversas causas, algumas delas estão relacionadas ao seu substrato e esse fator irá impedir que você o use novamente em outras plantas.

Pois você estaria levando esses problemas para a sua plantação e ocasionando a morte de outras plantas. Alguns dos impedimentos para você utilizar novamente seu substrato são: cochonilhas de raízes, nematoides, pulgões, além de outros fungos e bactérias. Caso identifique algum desses problemas em seu substrato, o melhor é se desfazer dele para garantir a saúde de suas plantas.

Quando meu substrato é possível de ser reaproveitado?

Para verificar se o substrato do seu vaso pode ser reaproveitado, veja como está o estado das raízes da antiga planta e a estrutura do seu substrato. Algumas vezes a planta morreu apenas por falta de rega ou porque seu ciclo se encerrou, mas para ter certeza disso, retire o torrão de terra do seu vaso e o desfaça.

Analisando minunciosamente o substrato

Então analise o estado das raízes, se elas parecem saudáveis e claras, se elas tiverem uma aparência escura, pode ser que seu substrato esteja sofrendo com alguma podridão. Outra característica para observar é a textura do seu substrato, se ele estiver esfarelado e já aparente uma alta degradação, não o utilize novamente.

Provavelmente não fará mal a sua planta, mas também não irá contribuir para o seu desenvolvimento. Procure por bichinhos, partes meladas, escuras e podres para ter certeza que você pode reaproveitar o substrato.

Assim que terminar de verificar estas hipóteses e vir que a terra está em condições para ser reutilizados, então você precisa apenas saber como reaproveitar o substrato do seu vaso.

Como fazer o reaproveitamento do substrato

O primeiro passo é verificar se seu substrato pode ser reutilizado. Então reúna esse substrato e adicione um pouco de substrato novo,  juntamente com composto orgânico.

Então, agora utilize o substrato do seu vaso novamente para o desenvolvimento de uma nova planta. Com poucas ações você vai reduzir as perdas ou gastos em seu cultivo, entretanto, sem diminuir a qualidade do cuidado com as suas plantas.

Leia também: Como fazer húmus de minhoca? Adubo natural e de baixo custo

DICAS de como arrumar a MALA PERFEITA para VIAJAR

A gente ama viajar, mas e quem gosta de arrumar as malas para a viagem? Não é uma tarefa muito legal, não é mesmo?! Mas, hoje, vamos te dar dicas de como arrumar a mala perfeita para viajar e passar a gostar de organizar tudo!

Carregando comentários aguarde...
...