Anúncio

Entenda 5 sinais que a sua planta emite quando necessita de socorro

Quando uma planta adoece, ela demonstra sinais em suas folhas ou em seu caule, de que ela está precisando de ajuda. Saiba como identificá-los!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 07 de junho de 2022, por Priscila Lívia — Você sabia que toda planta emite sinais quando precisa de socorro? Para entender melhor sobre isso, hoje o Horta, Jardim & Cia do Folha GO, irá explicar quais sinais são esses e como identificá-los na planta, para saber qual ação é necessária tomar. Dessa maneira, você poderá salvá-la de doenças, ataques por pragas ou até mesmo, em casos onde ocorre a falta de nutrientes no solo que podem vir a comprometê-la seriamente.

Continua depois da publicidade

Entenda 5 sinais que a sua planta emite quando necessita de socorro

Compreender os sinais que as plantas emitem, a crucial para tomar uma atitude antecipada. Dessa maneira, você evite que o problema se agrave e venha a matar sua planta.

Além disso, ao tomar os cuidados necessários conforme o tipo de problema, será possível recuperar a cor o vigor da sua planta, sem a necessidade de fazer um replantio. Veja abaixo, quais sinais são esses e como identificá-los conforme o tipo de problema.

Continua depois da publicidade
Sinais planta emite socorro
Entenda 5 sinais que a sua planta emite quando necessita de socorro. Foto: Canva Pro

Leia também: Veja como usar a Zamioculca para decorar sua casa e dar vida dentro de casa

Folhas e as raízes apodrecendo

Primeiramente, é preciso observar as folhas da sua planta e também se as suas raízes estão em bom estado. Isso porque, uma das formas da sua planta demonstrar que precisa de ajuda, é por meio das folhas e das raízes que são o seu principal meio.

Portanto, olhe com cuidado as folhas e se elas estiverem com uma aparência de murcha, isso quer dizer que está sofrendo de muita rega. Nesse caso. você deve tirar à terra e ver se as raízes estão podres. Caso esteja, isso significa que ela morreu e se estão boas, ela pode se recuperar.

Planta murcha e pálida

Quando observar se a planta está murcha e pálida, isso significa que ela pode estar sofrendo com o chamado estresse hídrico.

Geralmente, isso ocorre quando está recebendo pouca água, e ela pode melhorar. Nesse caso, você preciso fornecer mais água para ela e verificar se a planta está recuperando o vigo com o passar dos dias.

Folhas das plantas com pontas necrosadas

Se as folhas da sua planta estiverem necrosadas nas pontas, isso quer dizer que a planta está sofrendo com falta de água ou está sendo queimada. Geralmente, isso ocorre com um excesso de adubo.

Para resolve isso, pare de adubar e comece a regar com maior frequência e sem haver excessos.

Surgimento de fezes e ovos de lagarta

Se você perceber o surgimento de bolinhas pretas ou verdes pelas folhas, ou até mesmo no solo em volta da planta, isso quer dizer que as lagartas estão aparecendo na sua planta.

Para  resolver, mate os ovos e as fezes e nunca toque na lagarta, por que ela é perigosa e pode queimar a pele.

Folhas com um aspecto deformado e o crescimento estagnado

Um dos principais avisos de que a sua planta está precisando de ajuda, é quando as folhas estão crescendo em um formato deformado ou parou de crescer.

Isso quer dizer que ela está sofrendo com ácaros. Para resolver isso, use fumo de corda e retire as folhas afetadas.

Sinais planta emite socorro
Entenda 5 sinais que a sua planta emite quando necessita de socorro. Foto: Canva Pro

Sugestões de leitura

Como você gostou do nosso artigo, confira esta sugestão de artigo de Vanessa D’Amaro publicada pela Casa Vogue em 27 de junho de 2020.

Por fim, leia também: Como fazer muda de romã por estaquia? Descubra como ter essa planta em casa

Dúvidas no preparo do adubo orgânico?! Herborista tem dicas sobre o tema e sobre cuidado com plantas

Carregando comentários aguarde...
...