Anúncio

Entenda as diferenças entre os 5 tipos de palmito e saiba diferenciá-los

Conheça os 5 tipos de palmito e conheça mais sobre as características de cada um

Anúncio


Continua depois da publicidade

O palmito é muito consumido no Brasil. Pode ser usado como pratos principais, como seu próprio formato mesmo, em formato de macarrão, pode ser usado também para compor receitas e saladas. Todavia, existem diversos tipos de palmito o que pode gerar uma dúvida de qual usar. Desse modo, hoje, 04 de março de 2022, trouxemos o principal sobre esse tema para você entender as diferenças entre os 5 tipos de palmito. Confira tudo aqui no Blog Horta, Jardim e Cia do Folha Go.

Continua depois da publicidade

Aprenda sobre as diferenças entre os 5 tipos de palmito

Há muitas diferenças entre os 5 tipos de palmito, algumas sendo perceptíveis no preparo dos pratos, outras, nos sabores. Por isso, separamos um tipo por vez para falar sobre cada um.  Ademais, para facilitar, trouxemos mais detalhes sobre eles.

Continua depois da publicidade

Elencamos os 5 tipos de palmitos e abaixo falaremos um pouco sobre as suas diferenças. Confira e veja qual tipo de palmito é seu predileto.

Então, leia a seguir: Roseira explodindo em flores; veja 4 truques incríveis dos jardineiros

1. Palmito juçara

palmito - Reprodução Canva
palmito – Reprodução Canva

A planta do palmito juçara está ameaçada de extinção. Pois, para a retirada do palmito que são média 10% do total da planta, ela pode morrer. O que é extremamente prejudicial à Mata Atlântica, pois ele é fonte principal de alimento para diversas espécies da região, seja por seus frutos caídos ou flores.

Esse palmito é conhecido pelo seu sabor mais suave, fibra mais consistente com a impressão de “mais produto”.

2. Palmito pupunha

O pupunha é extremamente famoso, principalmente em restaurantes nomeados que costumam servir esse palmito em extensão. Ele é um aliado do replantio, isso porque você não precisa arrancar a planta toda junta para retirar o palmito. Ele tem textura macia, também fibroso e com sabor leve, o que torna mais adepto ao consumo em saladas. Entretanto, isso não impede o consumo de outras maneiras.

3. Palmito açaí

O palmito do açaizeiro, assim como o pupunha, é uma ótima opção sustentável. Isso se dá devido à retirada dos palmitos através de touceiras, visto que a touceira tem em torno de 4 a 5 caules.

Quanto ao seu sabor, textura e tamanho, é similar ao juçara, sendo, portanto, uma ótima opção para não usar o juçara que já está em extinção.

4. Palmito da palmeira real

Oriundo da Austrália, porém muito cultivado no Brasil, o palmito da palmeira real é macio, tem um sabor agradável, leve e deliciado, e sua cor é de um branco bem característico.

5. Palmito guariroba

Esse palmito ainda é pouco comum e diferente dos demais palmitos que são leves e doces em sua maioria, o palmito guariroba tem um sabor amargo e uma especificidade; precisa cozinhar antes de consumir.

Por fim, leia agora: Saiba Quais São Os 5 Erros Que Destroem Sua Horta E Evite…

Veja as melhores TENDÊNCIAS, ESTILOS e DICAS de DECORAÇÃO sem medo de errar

Carregando comentários aguarde...
...