Anúncio

Ervas que repelem mosquitos e insetos no seu jardim: aposte nelas e mantenha os invasores longe

Os aromas vêm dos óleos essenciais em sua folhagem de ervas – são na verdade repelentes naturais, projetados pela Mãe Natureza para afastar insetos e outros predadores que comem a planta. Assim, as ervas são menos propensas a predadores

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Ponta Grossa, 21 de julho de 2022, por Michele Azevedo ─ Ervas que repelem mosquitos e insetos no seu jardim podem ajudar a manter a saúde do ambiente.

Continua depois da publicidade

Com as dicas do Blog Horta Jardim & Cia do Folha GO, conheça os aromas que achamos tão atraentes nas ervas que servem como repelentes naturais.

Ervas que repelem mosquitos e insetos no seu jardim

Os aromas vêm dos óleos essenciais em sua folhagem de ervas – são na verdade repelentes naturais, projetados pela Mãe Natureza para afastar insetos e outros predadores que comem a planta. Assim, as ervas são menos propensas a predadores.

Continua depois da publicidade

Além disso, mesmo em humanos, a apreciação de aromas de ervas não é inata. A maioria dos bebês repele instintivamente as ervas quando lhes são oferecidas (por outro lado, se a mãe consumiu uma determinada erva durante a gravidez, o bebê já estará acostumado a ela ao nascer).

Continua depois da publicidade

É à força de dar-lhes um pouco em seus pratos que eles se acostumam. Além disso, mesmo os adultos costumam recuar diante do cheiro de uma planta de condimento de outro lugar e que não faz parte de sua paleta habitual.

Aproveite o seu efeito repelente

Ervas que repelem mosquitos e insetos no seu jardim
Ervas que repelem mosquitos e insetos no seu jardim – Imagem: Canva Pro

O jardineiro pode aproveitar o efeito repelente das ervas plantando-as em plantas sensíveis a insetos. Plantar manjericão, alho ou lavanda perto de tomates ou alface pode reduzir as infestações.

Ocasionalmente, porque também entram em jogo outros fatores, em particular as condições de cultivo, porque uma planta estressada pela seca ou pela falta de minerais atrairá seus inimigos independentemente das plantas que a acompanham. E um animal realmente faminto superará seus instintos de comer um vegetal cercado de hortelã ou lavanda.

Não sabemos se é o aroma das ervas finas que afasta os predadores ou se o seu cheiro muito intenso esconde o das plantas vizinhas. Mas o resultado é o mesmo: menos predadores, e isso é bom!

Quando as ervas atraem predadores!

No entanto, existem exceções a esta regra.

Existem predadores que são atraídos por certos óleos essenciais. Algumas moscas-brancas, por exemplo, também chamadas de moscas-brancas, parecem preferir ervas a qualquer outro tipo de planta! E lesmas e besouros japoneses adoram o manjericão aromático!

Além disso, quando estressamos uma erva fina com condições difíceis, em vez de repelir insetos predadores, agora parece atraí-los. Precisamente, quando tentamos cultivar ervas dentro de casa durante o inverno (e sabemos que falta muita luz em nossas casas nesta época do ano!), mesmo sendo plantas de sol pleno, muitas vezes são invadidas por ácaros, pulgões ou moscas brancas.

No entanto, quando uma erva aromática é cultivada nas condições certas, os insetos predadores raramente são um problema.

Descubra as 5 principais PRAGAS nas PLANTAS e como COMBATER

Carregando comentários aguarde...
...