Anúncio

Existe uma maneira de podar e colher temperos sem erros; veja aqui como fazer

Aprenda essas dicas super exclusivas para podar e colher temperos de forma certeira

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 27 de maio de 2022, por Karla Camacho – Veja, aqui no Blog Horta, Jardim e Cia do Folha GO, como podar e colher temperos do jeito certo para você poder saborear as hortaliças resultados do seu trabalho tão cuidadoso e necessário para ter bons alimentos sempre à mesa.

Continua depois da publicidade

Veja como podar e colher temperos do jeito certo pode ser fácil

As hortaliças usadas como temperos devem cortar antes que apareçam as flores. Visto que essas partes da planta consomem muita energia e nutrientes que poderiam estar usando como especiarias em sua mesa.

Afinal, quem cultiva alimentos em uma horta não deseja ter flores, e sim uma produção de legumes, verduras que podem usar no preparo de refeições e temperos para dar o sabor ideal aos pratos.

Continua depois da publicidade

Portanto, veja como podar e colher temperos do jeito certo pode ajudar você a ter uma horta de qualidade em sua casa.

Então, leia a seguir: O Que É O Adubo Bokashi? Saiba Como Utilizar Em Suas Plantas De Uma Maneira Incrível

Como colher e podar temperos de caule rígido

podar e colher temperos - Reprodução Canva
podar e colher temperos – Reprodução Canva

Hortaliças como alecrim, por exemplo, apresentam um caule rígido. Portanto, durante a colheita ou poda é preciso que você remova os ramos que tenham um comprimento maior e o corte deve ser de até 7 centímetros do final do galho.

Para as plantas com caule semi rígido como manjericão e hortelã, o corte deve ser feito logo acima do famoso nó da planta. Ou seja, onde ela criará uma bifurcação para brotar galhos novos.

Todavia, é preciso ter cuidado para não cortar muito distante dessa bifurcação. Visto que isso pode causar a estagnação da planta nessa área que corta.

Desse modo, sempre corte bem próximo ao nó, mas nunca abaixo dele, pois esse nó servirá como guia para o crescimento de novos ramos depois da colheita bem feita.

Poda de manutenção em horta de temperos

A poda de manutenção é ideal para garantir que a planta se desenvolva de forma saudável. Consequentemente, as folhas usadas como tempero terão um sabor muito mais agradável, visto que você teve o cuidado de remover os galhos que podem prejudicar o desenvolvimento dessa planta.

Para fazer essa poda de manutenção em sua horta de temperos. Corte os dois ramos mais compridos das plantinhas e corte as pontas dos brotos que ficam na parte mais baixa do talo. Por que isso fará com que o vegetal direcione os nutrientes para as folhas, ao invés de engrossar o caule.

Saiba mais cuidados para sua horta de temperos

Assim como a poda e a colheita, alguns cuidados são importantes para se manter uma horta de temperos, portanto, veja mais sobre isso na matéria da Casa Vogue, publicada em 27 de junho de 2020, por Vanessa D’Amaro.

Por fim, leia agora: Lesmas Tomaram Conta Da Horta Ou Jardim? Saiba Como Eliminá-Las

Benefícios das ervas e temperos caseiros: prevenção contra o envelhecimento precoce e até câncer

Carregando comentários aguarde...
...