Anúncio

Faça enxerto de onze horas com essas dicas práticas para não errar

Basicamente, para criar o enxerto de onze horas você deve trazer um cotonete e preparar 2 flores de cores variadas com antecedência

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 11 de junho de 2022, por Vitoria Azevedo ─ Aprenda a criar um enxerto de onze horas. O Blog Horta Jardim & Cia do Folha GO ensina um método fácil. A flor de onze horas é uma suculenta nativa da América do Sul. Assim chamada porque suas flores começam a abrir por volta das 11 horas da manhã. Isso porque é o período do dia com maior ocorrência do sol até o final da tarde.

Continua depois da publicidade

Faça seu enxerto de onze horas

Os cotonetes são ótimos para a higiene das pessoas há um bom tempo. Mas a realidade é que não é apenas útil porque também é ótimo para cuidar das plantas, caso você ainda não saiba.

Basicamente, para criar o enxerto de onze horas você deve trazer um cotonete e preparar 2 flores de cores variadas com antecedência.

Continua depois da publicidade

Então, depois disso, você tem que usar um cotonete para colocá-lo no centro da cor que você quer que fique em outra planta, esfregar o cotonete no centro da flor, até ter certeza de que conseguiu pegar o pólen você deseja.

É importante escolher uma boa flor, visto que ela se misturará com as outras cores que você escolher para criar novos enxertos de cores variadas.

Procedimento de polinizar

O próximo passo de criar o enxerto de onze horas é pegar este cotonete de algodão carregado de pólen de uma flor e passá-lo para o centro de uma flor de outra cor.

Curiosamente, passe muito tempo no núcleo da nova flor até ter certeza de que o pólen realmente sai e chega ao núcleo, pois só assim pode realizar a polinização por conta própria.

Depois disso, basta aguardar até que a segunda flor seque com o tempo (a primeira flor não é enxertada pois é só para você pegar o pólen que ajuda a criar a cor nova), então um bom truque é pôr a planta ao sol para agilizar o processo.

Veja também: Quando se deve regar o lírio da paz para manter sua beleza? Saiba tudo agora mesmo

Sementes

enxerto de onze horas
Enxerto de onze horas – Imagem: Pixabay

Sendo assim, depois de seguir os passos que mencionamos, é provável que sua flor já esteja muito seca e, portanto, você também tenha as sementes daquela flor que você enxertou, pois com o tempo ela produzirá sementes que carregam a carga genética.

O pólen também vem de outra flor, e o enxerto de onze horas está completo. Então, com essas sementes, você apenas as planta normalmente como já faria com as mudas comuns de 11 horas, uma vez que facilitará tudo e você também terá uma nova flor quando a enxertia parar de crescer.

Cuidados

O que importa a partir de agora é tomar todos os cuidados necessário com essa planta, visto que ela costuma ser mais sensível que as outras.

Dessa forma, conhecer algumas técnicas de plantio é fundamental para você aprender mais sobre a planta e fazer com que ela tenha um crescimento de forma saudável.

Sugestão de leitura

Quer saber mais dicas para o seu jardim? Confira as informações divulgadas no Estadão, publicadas por Marcelo Lima em 1º de fevereiro de 2022.

Veja também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

GUIA COMPLETO sobre como cuidar de uma ROSA DO DESERTO

Carregando comentários aguarde...
...