Anúncio

Faça uma horta em latas de tinta e transforme seu ambiente com sustentabilidade

Escolher temperos frescos para destacar suas receitas não é prerrogativa de quem vive em casa

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Ponta Grossa, 10 de junho de 2022, por Kethlyn Bukner ─ Sabia que é possível fazer uma horta em latas de tinta? O Blog Horta Jardim & Cia do Folha GO ensina um método simples de como preparar uma dessa forma, uma vez que esses tipos de latas são adequados para o cultivo de vários materiais medicinais. A reutilização de latas maximiza a embalagem e diminui a quantia de resíduos descartados.

Continua depois da publicidade

Saiba como criar uma horta em latas de tinta

Escolher temperos frescos para destacar suas receitas não é prerrogativa de quem vive em casa.
Bem no canto da varanda do seu apartamento, ou inclusive na janela da cozinha, é possível preparar uma pequena horta de ervas. Pensando em aproveitar o que você já tem em casa, vamos te ensinar um tutorial simples com latas reutilizáveis.

Continua depois da publicidade

Material

Separe os seguintes itens para criar a sua horta em latas de tinta:

cola universal;
Latas de alumínio, como de suplementos, achocolatado ou leite em pó. Não se esqueça de guardar a tampa plástica, pois ela se tornará um pequeno prato para o seu vaso depois;
tinta spray primer;
Tinta acrílica de diversas cores;
escovas;
pedra, pastilha ou o que sua criatividade exigir;

Estênceis de acetato, em formato de flor ou folha, podem ser encontrados em lojas de artesanato. Contudo, é possível pegar aquelas velhas radiografias e recortar a forma que quiser.

Veja também: Quantas vezes devo regar as violetas? Aprenda as dicas infalíveis

Veja como

Saiba como criar uma horta em latas de tinta
Saiba como criar uma horta em latas de tinta – Imagem: Canva Pro

Para fazer a sua horta em latas de tinta, tire o rótulo da lata e passe uma camada de primer. Como o alumínio não tem poros, ele precisa ser preparado para facilitar que a tinta fixe. Espere secar e aplique duas demãos de tinta acrílica ao redor de todo o frasco.

Esta cor será a cor de fundo. Espere secar e aplique cola na pastilha. Prenda as almofadas nas partes inferiores e superiores do recipiente e aguarde a secagem. É importante segurar a pastilha na parte inferior e a alguma distância de onde está colocada a tampa que serve de prato.

Com o auxílio de um estêncil, inicie a decoração da lata com tintas acrílicas de cores diferentes. No momento em que a tinta esteja completamente seca, passe uma demão de tinta spray para dar acabamento e impermeabilizar. Coloque a tampa de plástico no fundo do frasco. Servirá como um prato, mantendo a umidade.

Plante as mudas e semente ou use as latas como armazenamento. Caso prefira, plante as mudas ou sementes direto no vaso, faça um buraco no fundo para drenagem.

Em seguida, coloque uma camada de argila expandida dentro do frasco. Cubra com uma manta de drenagem e encha o resto com terra de boa qualidade. Depois plante suas mudas ou sementes, como manjericão, cebolinha e hortelã em latas menores e nas maiores árvores frutíferas como pimentão e tomate.

Sugestão de leitura

Quer saber mais dicas para o seu jardim? Confira as informações divulgadas no Estadão, publicadas por Marcelo Lima em 1º de fevereiro de 2022.

Veja também: Como fazer enxerto de abacate no vaso? Aprenda dicas infalíveis e fáceis

DICAS INCRÍVEIS para você fazer a sua HORTA EM CASA fresquinha, orgânica e saborosa

Carregando comentários aguarde...
...