Anúncio

Farelo de mamona: saiba o que é e como utilizar para bombar o seu jardim

Conheça esse incrível adubo orgânico que além de barato, ajuda no crescimento, desenvolvimento e floração das plantas!

Foto do revisor (Flávio Costa)
Revisado por: (Flávio Costa)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Afonso Cláudio, 27 de maio de 2022, por Sônia Lopes – Você conhecer ou já ouviu falar em um adubo orgânico, à base de farelo de mamona? Por isso, hoje o Horta, Jardim & Cia do Folha GO, irá explicar mais detalhes sobre esse tipo de adubo que está sendo cada vez mais utilizado em jardim e na agricultura em geral.

Continua depois da publicidade

Sobre o farelo de mamona: cuidado com solo é primordial

Desde já, saiba que a mamona (ricinis communis) não é utilizada apenas para extrair o óleo de seus frutos, mas também, para diversas outras finalidades como é a torta de mamona (outro adubo muito conhecido) e o farelo de mamona.

Saiba que e vital para o cultivo de alimentos, visto que esse adubo é rico em nutrientes e capaz de tornar o solo rico perfeito para o cultivo. Além disso, o farelo de mamona acaba sendo uma forma de evitar o uso de químicos sintéticos e artificiais.

Continua depois da publicidade
Farelo de mamona
Farelo de mamona: saiba o que é e como utilizar para bombar o seu jardim. Foto: Canva Pro

Leia também: O que é o adubo bokashi? Saiba como utilizar em suas plantas de uma maneira incrível

Quais nutrientes se tem no farelo de mamona?

Considerado uma matéria orgânica rica em nutriente como o potássio, nitrogênio e fósforo, há também outros nutrientes mas em menor quantidade.

Como ele vai ajudar no desenvolvimento da planta?

Como abordado anteriormente, além dele trazer benefícios com seus nutrientes, ele é rico de matéria orgânica. Logo que acaba contribuindo para o crescimento do CTC (Capacidade de Troca de Cátions).

Com isso, podemos dizer que trata-se de um processo essencial para tornar o solo fértil. Além disso, esse adubo ajuda a reter umidade do solo, auxiliando no desenvolvimento de microrganismos benéficos.

Ela pode ajudar na proteção contra microrganismos maléficos?

Desse modo a resposta é sim, ele ajuda na proteção com grande eficiência, devido que além de ele produzir microrganismos benéficos. O farelo da mamona combate os nematoides, microrganismos maléficos que se espalham no solo que podem diminui drasticamente a produtividade do que está sendo cultivo.

Como exemplo, podemos mencionar o café, algodão e soja que ao serem afetados, perdem muito a sua produtividade.

Mesmo não sendo produto químico, será eficiente?

Evidentemente, existe um grande receio de não usar produto químico ou agrotóxicos. Com medo de perder eficiência. Mas, porém, esquecendo de se ter um manejo nutricional adequado.

Dessa forma, deve-se lembrar que para ter plantas saudáveis e alimentos saudáveis. Consequentemente precisa de um solo equilibrado nutritivamente e protegido.

Comece agora utilizar farelo de mamona, e utilize para bomba seu jardim

Por fim, depois desta explanação, utilize essa técnica. Quando for preparar o solo para plantação de qualquer planta. Que será muito efetivo e com certeza se feito da maneira correta, trará grandes frutos. Pois, além de nutrir seu alimento, ele protege contra eventuais retaliações, que diminuam sua produtividade.

Farelo de mamona
Farelo de mamona: saiba o que é e como utilizar para bombar o seu jardim. Foto: Canva Pro

Sugestões de leitura

Quer saber como dar mais cor ao seu jardim? Confira este artigo do Estadão, publicado por Marcelo Lima em 1.º de fevereiro de 2022.

Por fim, leia também: Como salvar uma planta muito seca? Veja métodos para evitar o replantio

Os melhores ADUBOS CASEIROS para manter suas PLANTAS LINDAS e SAUDÁVEIS

Carregando comentários aguarde...
...