Anúncio

Guia completo de como cuidar de uma Rosa do Deserto; veja o vídeo!

Conheça as principais dicas para cuidar da sua Rosa do Deserto e tê-la florida por mais tempo!

Anúncio


Continua depois da publicidade

Curitiba, 02 de maio de 2022, por Heloisa Moreira – A Rosa do Deserto é uma planta ornamental perfeita para decorar sua casa. Mas alguns cuidados são importantes para mantê-la saudável e florida. Por isso, veja no blog Horta, Jardim & Cia como cuidar dessa planta, desde o plantio até a adubação e poda.

Continua depois da publicidade
Rosa do Deserto1
Rosa do Deserto | Fonte: Canva

Leia também: Veja como fazer um adubo perfeito para sua Rosa do Deserto dar sementes

Guia completo de como cuidar de uma Rosa do Deserto

A Rosa do Deserto é nativa da África e Península Arábica. As suas flores e seu caule incomum são pontos que são muito apreciados e, por isso, são plantas buscadas para a decoração das casas.

Continua depois da publicidade

Seu crescimento é lento, e apesar delas crescerem em terrenos abertos e atingirem alturas próximas a pequenas árvores ou arbustos, elas são muito cultivadas em vasos, o que as torna similares a um bonsai em estrutura e tamanho.

Rosa do Deserto2
Rosa do Deserto em vaso | Fonte: Canva

Vamos falar especificamente daquelas cultivadas em vaso. Mas saiba que você pode plantar no seu terreno, seguindo as dicas e orientações que vou passar aqui para os cuidados.

Antes de começarmos, um lembrete: a seiva dessa planta é tóxica. Portanto, cuidado se você tem crianças ou pets em casa.

O local

Como o nome já sugere, a Rosa do Deserto gosta de locais que imitam seu ambiente natural, ou seja, o deserto.

Ou seja, intensa insolação, boa circulação de ar e oxigenação, pouca chuva e baixa umidade.

Isto é, quando estamos falando do local para o cultivo, ela tem muita similaridade aos cuidados de um cacto.

Por isso, para que o caule se mantenha firme e ela floresça é necessário ao menos 6 horas de exposição ao sol.

Rosa do Deserto5
Rosa do Deserto florida | Fonte: Canva

E saiba que se você mora em locais mais frios, há mais chances da Rosa do Deserto entrar em estado de dormência. Mas, ainda assim, há formas de fazer ela florescer.

Em resumo, para cultivar sua planta, escolha um local com sol, bem iluminado e com uma boa circulação de ar. E se você mora em apartamento, coloque ela lá grudada na janela, onde tem maior incidência de raios solares e circulação de ar.

As regas

Assim como ela precisa de muito sol, e de um habitat que imite o clima do deserto, com baixa umidade e muita oxigenação, a Rosa do Deserto odeia solo encharcado.

Porque no deserto o solo é arenoso, bem drenado, com pouca umidade e chuvas escassas.

Rosa do Deserto4
Bulbo da Rosa do Deserto | Fonte: Canva

O bulbo dela é nesse formato justamente porque é uma características da vegetação da região, que é adaptada para o armazenamento de água.

Então, evite encharcar o solo. Só faça a rega após verificar e se certificar que o solo está seco. E aqui o teste do dedo é o melhor indicador. Portanto, coloque o dedo na terra, sente o solo, se estiver bem seco até o fundo, regue!

O vaso

O vaso deve ser de boca larga, raso, com o maior número possível de furos embaixo. Assim, é possível que o substrato seja montado para que forme uma estrutura piramidal de sustentação da planta, principalmente de sustentação do caule ou bulbo ou o chamado caudex dessa planta.

Além disso, o vaso precisa ter muito furo embaixo, quase que uma peneira, pra evitar acumulo de água.

Ademais, entenda que caso você queira que sua planta cresça mais, o vaso precisa ser maior. Mas sempre tenha mente que o vaso precisa ser proporcionar ao tamanho da sua planta. Isto é, vá aumentando o tamanho do vaso e transplantando conforme sua planta for crescendo.

O substrato

O substrato também é muito importante para evitar que as raízes apodreçam. Assim, sua Rosa do Deserto permanece saudável, o que facilita a floração.

Então, a mistura precisa envolver areia e húmus de minhoca.

Comece preenchendo o vaso com pedras, depois coloque um pouco de areia, e o húmus de minhoca. Por fim, misture 1/3 de substrato de alta drenagem a 2/3 de areia grossa.

Também, hoje em dia já existem misturas prontas de substrato específicas para a Rosa do Deserto. Você encontra em floriculturas e lojas de jardinagem.

A adubação

A adubação é fundamental tanto para a floração desta planta, quanto para evitar problemas com pragas.

Rosa do Deserto3
Flor da Rosa do Deserto | Fonte: Canva

Por exemplo, se a planta estiver com cochonilha significa falta de cálcio ou excesso de nitrogênio.

A questão é que a Rosa do Deserto precisa de muitos elementos no adubo, especialmente por ser uma planta tão exposta ao sol.

Mas precisa de cautela. Prefira adubos específicos para essa planta, que você também encontra em floriculturas e lojas de jardinagem.

Além disso, prefira adubos orgânicos, como a farinha de ossos, com repetição a cada 2 meses, aproximadamente.

Uma planta bem nutrida é uma planta com folhas bem verdes, caudex exuberante e flores.

A poda da Rosa do Deserto

Outra dica importante que ajuda sua Rosa do Deserto florescer é a poda. O processo permite ramificações, mais galhos e mais flores.

Assim, para podar, use uma ferramenta limpa e afiada e cicatrize o corte com extrato de própolis.

Para cada galho cortado, você vai ter em torno de 2 novas brotações. Então, ela vai alargando.

O processo é lento. É preciso ter paciência para as brotações crescerem.

Outro ponto importante no processo é a recomendação que a poda para as folhagens da planta seja feita em lua minguante. Dessa forma, a planta sofre menos, pois os açucares estão nas raízes.

E, então, na lua cheia ela cresce e floresce!

Leia também: Qual é o momento correto para podar as raízes da rosa do deserto? Confira

Assista o vídeo!

Carregando comentários aguarde...
...