Anúncio

Guia completo sobre como cuidar de uma samambaia; veja o vídeo

Conheça as principais dicas para cuidar da sua samambaia e mantê-la sempre linda e saudável!

Anúncio


Curitiba, 22 de março de 2022 – As samambaias voltaram com tudo, mas cuidar dessas plantinhas pode se tornar um pesadelo para muitas pessoas. Mas não se preocupe mais, porque hoje, no Horta, Jardim & Cia, vamos te dar um guia completo sobre como cuidar de uma samambaia.

Continua depois da publicidade
Guia completo sobre como cuidar de uma samambaia
Guia completo sobre como cuidar de uma samambaia | Fonte: Canva

Leia também: 5 sinais de que sua planta precisa de ajuda; saiba identificar os problemas

Guia completo sobre como cuidar de uma samambaia

As samambaias são plantas que se distribuem muito bem em climas tropicais, subtropicais e temperados. Além disso, elas não produzem sementes, frutos ou flores, e dependem dos seus esporos para colonizar novas áreas.

Continua depois da publicidade

Somente no Brasil, são mais de 1.000 espécies de samambaias, dentre elas: Renda Francesa, a Asplênio, Chifre-de-Veado, Havaiana e muitas outras.

São usadas como plantas ornamentais e tiveram seu auge na decoração dos anos 60 e 70. E agora nos últimos tempos voltaram com tudo para embelezar as nossas casas.

Continua depois da publicidade
Guia completo sobre como cuidar de uma samambaia1
Samambaia como um item decorativo | Fonte: Canva

Então, se você quer um toque clássico e nostálgico de casa de vó para o seu lar, uma samambaia é perfeita para isso!

Ademais, elas melhoram a qualidade do ar do ambiente onde elas estão. Mas para ter uma samambaia sempre linda e saudável, você precisa saber como cuidar dela.

Então, vamos ao guia prático de cultivo de samambaia que preparei pra você!

O local

O ideal é você reproduzir o habitat natural de uma samambaia ao escolher onde pendurar ou colocar o vaso.

Ou seja, as samambaias gostam de locais úmidos, de sombra, com poucos raios de sol no dia. E pense que elas vivem naturalmente em florestas tropicais e subtropicais, onde a umidade é altíssima.

Guia completo sobre como cuidar de uma samambaia2
Samambaia em seu habitat natural | Fonte: Canva

Então é esse o ambiente que precisamos imitar, seja em casa ou apartamento. Assim, escolha um local com sombra, que pela manhã alguns raios de sol entrem, mas poucos. E escolha também um lugar sem vento.

Entenda que as samambaias odeiam vento. Essa dica é muito importante no cuidado com a sua planta

As regas

Como falei acima, as samambaias precisam de locais com sobra e úmidos. Por isso, preste bem atenção às regas, também.

Opte por rega de imersão. Isto é, pegue um pote, ou balde, ou mesmo no tanque, ou pia da sua casa, onde caiba o vaso da sua samambaia, e encha de água.

Você vai emergir até o limite da borda do vaso da sua planta. Deixe ela um tempinho ali, até que toda a raiz receba a água.

Guia completo sobre como cuidar de uma samambaia5
Imersão na água | Fonte: Canva

Você também pode apenas regar ela de forma convencional, que às vezes é mais simples, mas certifique-se de que toda a raiz vai receber essa água. Ou seja, jogue água aos poucos até que o excesso escorra pelos furos do vaso.

E então a próxima rega pode ser feita após alguns dias. A tática do dedo aqui é fundamental. Portanto, afunde o dedo na terra e sinta se está seco e arenoso ou úmido.

Se estiver seco, regue. Se não, aguarde.

Além disso, a água precisa estar em temperatura ambiente. Nunca gelada. Nas florestas tropicais, lembre-se que elas tomam água da chuva, uma água de temperatura amena.

Inclusive, se você conseguir água da chuva pra fazer a imersão, melhor ainda. Mas senão, pode ser água da torneira mesmo.

Veja a seguir a relação do aspecto da sua samambaia com as regas:

  • Indicação de falta de água: folhas secas e desbotadas;
  • Indicação de excesso de água: folhas moles e mais escuras.

Adubação

Agora, a adubação é mais um item fundamental para a saúde da sua planta. Ela evita, também, que pragas tomem conta do vaso.

E um sinal de que sua samambaia precisa de nutrientes é a quebra de novas brotações. E aqui essa dica vale ouro: as samambaias precisam de cálcio.

Guia completo sobre como cuidar de uma samambaia4
Cálcio líquido | Fonte: Canva

Na dúvida, compre adubos específicos para samambaias. Além do mais, nunca misture adubos. Use um por vez, a cada 3 ou 4 meses, obedecendo o ciclo de cada adubação.

Você pode usar, também, cascas de ovo como adubo, nesse caso. Mas, a absorção é lenta. Portanto, caso sua samambaia já esteja num estado triste, prefira comprar cálcio líquido em floriculturas.

E por fim, sabe a rega por imersão que já falei aqui? Você vai colocar ali o produto, conforme instruções da embalagem, e deixar por uma noite ela absorvendo essa água com cálcio. Faça isso 1 vez por mês, em samambaias doentes.

Mas, é importante que você preste atenção nas instruções da embalagem e modo de uso do cálcio líquido ou qualquer outro adubo específico para samambaias. Porque tudo que é em excesso ou que não é usado corretamente pode matar sua planta.

O vaso

Quanto ao vaso, mais uma dica de ouro. Ao adquirir a sua samambaia, opte por comprar também cordas longas para aumentar o espaçamento do teto, podem ser arames, ou cabo de aço encapado, ou até mesmo uma corrente, no caso de você optar por vaso pendente.

Guia completo sobre como cuidar de uma samambaia3
Vaso pendente | Fonte: Canva

Isso porque as samambaias odeiam encostar em teto, paredes, e outros objetos, porque isso acaba quebrando suas folhas.

Ou seja, elas precisam e gostam de espaço. Certifique-se que o vaso e o local que você escolher vão proporcionar isso a ela.

Leia mais: Saiba como fazer adubo para samambaias sempre verdes e cheias de folhas

GUIA COMPLETO sobre como CUIDAR de uma SAMAMBAIA

Carregando comentários aguarde...
...