Anúncio

Lavanda sem flores e sem vida? Veja como resolver esse problema facilmente

Saiba o que fazer com sua planta

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Afonso Cláudio, 14 de julho de 2022, por Sônia Lopes — A lavanda é caracterizada por sua beleza única, delicadeza e por seu tão conhecido aroma. Mas você está com lavanda sem flores e sem vida?

Continua depois da publicidade

Veja aqui no Blog Horta Jardim & Cia do Folha GO como resolver. Essa planta, chamada em alguns lugares por alfazema, pertence ao gênero Lavandula, e se adapta bem ao clima de algumas regiões do Brasil.

Lavanda sem flores e sem vida?

A lavanda é uma planta de fácil cultivo, mas para que floresça e tenha beleza é necessário que haja os cuidados corretos, respeitando suas características. Se sua planta está sem flores e sem vida, continue lendo para saber como resolver.

Continua depois da publicidade

Veja como resolver lavanda sem flores

Lavanda sem flores e sem vida?
Lavanda sem flores e sem vida? – Imagem: Canva Pro

Para que sua lavanda se mantenha saudável, você precisa tomar os cuidados certos desde o primeiro momento. A lavanda é típica de locais livre e abertos, grandes campos e se for plantá-la em um vaso.

Continua depois da publicidade

É muito importante que este seja grande o suficiente para que a planta disponha de muito espaço. Uma das causas dessas plantas não florescerem é justamente o fato de que elas precisam de espaço, então, plante apenas uma lavanda por vaso.

Luminosidade certa da lavanda

Caso sua lavanda esteja plantada em um vaso adequado e mesmo assim está sem vida, é hora de prestar atenção à luminosidade. A lavanda gosta de sol, portanto, precisa estar constantemente exposta à luz solar, porém em um clima mais ameno. Um ambiente úmido e/ou muito frio é desfavorável para seu desenvolvimento. Deixe-a na varanda ou em uma janela!

Rega ideal

Dessa forma, regue a sua planta quando notar à terra seca! À medida que a lavanda cresce necessita de menos água, assim, no começo do desenvolvimento ou período de troca de vaso molhe-a todo dia. Após esse período regue-a apenas quando o solo estiver seco e, é importante que o vaso tenha uma boa drenagem para que não encharque.

A poda

Folhas ou galhos secos e defeituosos devem ser podados, então, os nutrientes que seriam dispensados para essas partes aéreas adoecidas serão usados nas partes saudáveis. A poda pode ser feita logo que notar partes adoecidas ou secas, ou após a floração, mas tenha cuidado para não cortar demais os galhos. Para finalizar os cuidados, não é fundamental muitas adubações, deste modo faça algumas apenas ao longo do ano.

Além de planta ornamental, a lavanda é muito cultivada por suas propriedades. Seu óleo essencial é um relaxante muito usado e ainda há quem goste de chá de alfazema. Então, aproveite sua lavanda e com os cuidados adequados ela florescerá e ficará cheia de vida.

Carregando comentários aguarde...
...