Anúncio

Maxixe plantado em vaso: veja como conseguir fazer em casa do jeito certo

Essa planta nordestina vai te dar água na boca!

Anúncio


Continua depois da publicidade

O maxixe é uma planta hortaliça tipicamente nordestina que é utilizada em diversas receitas típicas Brasil afora! No entanto, muitas pessoas não sabem como é fácil conseguir plantar maxixe no vaso em casa. Por isso, hoje, 27 de dezembro de 2021, o Blog Horta, Jardim e Cia te mostra como fazer o plantio do maxixe em vasos !

Continua depois da publicidade

Vantagens de ter maxixe em casa

O maxixe é uma hortaliça que é muito benéfica no nosso dia a dia. Ele é rico em cálcio e vitaminas do complexo B, que atuam diretamente no funcionamento e manutenção do corpo humano.

Além disso, o maxixe tem uma forte função antioxidante e cicatrizante. Como antioxidante ele previne o processo de envelhecimento precoce combatendo radicais livres.

Continua depois da publicidade

Já como cicatrizante, além de ser rico em cálcio, também é rico em zinco, assim o maxixe ajuda as feridas a fecharem rápido por atuarem nos fibroblastos, células que ficam no tecido conjuntivo. Confira agora como plantar em vasos na sua casa essa hortaliça maravilhosa!

Leia também: Como germinar sementes de mamão? Veja como ter um pé dessa fruta em casa

Escolha o vaso correto

Maxixe plantado em vaso, veja como conseguir fazer!
Maxixe plantado em vaso, veja como conseguir fazer! Foto: Canva Pro.

Para o plantio do maxixe no vaso, você deve escolher um recipiente com tamanho e condições adequadas. Para isso, prefira vasos de madeira ou argila para semear, visto que, recipientes plásticos, não permitem a troca adequada de gases entre o ambiente e as raízes.

Além disso, procure vasos que tenham furos no fundo, para auxiliar na drenagem da terra, para evitar que o substrato fique encharcado demais, pois o excesso de água no solo pode apodrecer as raízes do seu maxixe.

Prepare o vaso

Maxixe plantado em vaso, veja como conseguir fazer!
Maxixe plantado em vaso, veja como conseguir fazer! Foto: Canva Pro.

Além dos furos no fundo do vaso para drenagem, é preciso preparar o fundo do seu vaso, para que ocorra a drenagem correta. Assim, forre o vaso com uma manta específica, geralmente vendida em casas especializadas de jardinagem, e cubra o fundo com brita ou pedrinhas.

O plantio e a terra

Após preparar seu vaso, cubra com um substrato rico em matéria orgânica, além disso, o ideal é que o pH do solo esteja entre 5 e 6,5. Assim, fazendo furos com os dedos, com profundidade de até 8 cm, posicione as sementes e cubra com terra fofa, evitando a compactação do solo, pois as sementes precisam de oxigenação.

Como cuidar da sua planta

Sua planta de maxixe demanda cuidados específicos referentes a adubação, iluminação e rega. O maxixe tende a crescer melhor em condições de alta luminosidade, com luz solar direta por pelo menos 6 horas de luz solar direta por dia.

Além disso, essa planta se desenvolve bem em climas mais quentes, entre 20ºC e 27ºC, contudo, apesar do clima quente, o maxixe precisa de um substrato que esteja sempre úmido, por isso, a rega deve ser regular, sempre evitando o encharcamento do solo.

Seguindo essas dicas, você terá uma planta saudável e que proverá frutos em pouco tempo para você aproveitar em suas receitas do dia a dia!

Gostou de aprender a como fazer o plantio do maxixe em vasos? Para mais artigos assim, acompanhe o blog!

Veja também: Como preparar a terra para fazer uma bela horta: aprenda agora mesmo

LAVANDA; veja o passo a passo para cultivar essa lindeza

Carregando comentários aguarde...
...