Anúncio

Maxixe plantado em vaso: veja agora mesmo a maneira correta de fazer

Garanta em sua mesa toda a deliciosa nutrição do maxixe

Anúncio


Continua depois da publicidade

Ter maxixe plantado em vaso pode ser mais simples do que parece. Por ser uma planta que é bem imponente, basta ter cuidado com as condições de exposição da planta, para garantir lindos frutos saborosos que irão agregar no seu cardápio. Hoje, 01 de fevereiro de 2022, o Blog Horta, Jardim & Cia do Folha Go, fala sobre maxixe plantado em vaso: Veja como fazer.

Continua depois da publicidade

Maxixe plantado em vaso: Veja como fazer

O maxixe é um dos símbolos da culinária nordestina, sendo usada em saladas e em refogados seu gosto marcante e seus inúmeros benefícios a saúde, garantem uma refeição gostosa e nutritiva para aqueles que gostam deste fruto.

Leia a seguir: Adubo caseiro para floração: saiba agora mesmo como fazer este composto incrível

Continua depois da publicidade

O solo característico da caatinga

Confira como cultivar Maxixe plantado em vaso – Reprodução Canva Pró

O maxixe pode ser plantado em todo Brasil, tendo seu melhor desenvolvimento no nordeste brasileiro, essa planta carrega consigo algumas características de plantio devido ao clima dessa região.

O solo ideal para plantar maxixe é o arenoso-argiloso. Então tenha bastante cuidado também com a qualidade do solo, é ideal que o mesmo seja composto por pelo menos 20% de matéria orgânica já decomposta.

É interessante sempre estar adicionando alguns compostos para enriquecer ainda mais a qualidade do solo, mas sem exagero. Uma boa alternativa pode ser a adição de humus que irão disponibilizar o nitrogênio necessário para o desenvolvimento ideal do maxixe.

Hora de plantar

Iniciar um cultivo de maxixe é simples, portanto, você irá precisar de poucos materiais e verá que durante todo o ciclo da planta, quase não terá dores de cabeça, pois se trata de uma planta bastante independente.

Para o plantar maxixe em vaso, o ideal é que o vaso tenha 25L. Outra coisa que deve se atentar é a composição do solo que deve ter 10% de cascalho, 20% de matéria orgânica e 70% de solo do tipo arenoso-argiloso.

A interferência da lua no plantio

A lua sempre interferiu no magnetismo terrestre, o que impacta no desenvolvimento das plantas aqui da Terra. Portanto, o melhor momento para o plantio do maxixe é durante a lua minguante que dará as condições ideais para a sua germinação.

Não tem muito segredo sobre a germinação, ademais basta fazer um buraco pequeno de 2cm e colocar a semente, em alguns dias deve germinar. Ademais existe outra forma de germinação que é por sementeiras, onde após as sementes germinarem, devem ser transplantadas para vasos maiores.

Cuidados especiais

O maxixe ama sol, sendo assim, mantenha o vaso o mais exposto possível ao sol, mas cuidado com a clima. Pois para o ótimo desenvolvimento da planta é necessário temperaturas entre 20 e 27°C.

Outra atenção necessária é sobre a umidade do solo. Para não errar na hora da régua, observe o quão úmido o solo está, o maxixe necessita de um solo que esteja sempre úmido, mas nunca enxarcado.

Vamos colher?

O maxixe plantado no vaso produzirá frutos cerca de 65 dias após germinado. Note o brilho da casca e sua condição, então, quando o fruto estiver bem desenvolvido, este será o momento da colheita.

Leia a seguir: Como escolher melancia: aprenda a selecionar a mais apetitosa e suculenta

DICAS de como escolher os LOOKS PERFEITOS para viajar e a MALA CERTA para caber TUDO!

O planejamento pré-viagem é tão importante quanto a viagem em si, para evitar de levar itens desnecessários, sobrecarga e, portanto, os temidos custos extras. Por isso, no vídeo de hoje, vamos te passar dicas de como escolher os looks perfeitos e a mala certa para viajar.

Carregando comentários aguarde...
...