Anúncio

Entenda qual é o melhor horário para regar as plantas de maneira segura e eficaz

Afinal de contas, a parte de irrigar as suas plantas é muito importante

Anúncio


Continua depois da publicidade

Você sabia que existe um melhor horário para regar as plantas de maneira segura e eficaz? Além disso, sabe como isso funciona e de que maneira você poderá regar as suas para maximizar a produção? Então, confira hoje, 28 de fevereiro de 2022, todas as informações aqui no Blog Horta, Jardim e Cia do Folha Go.

Continua depois da publicidade

Saiba mais sobre o melhor horário para regar as plantas

Primeiramente, quem tem um jardim ou horta em casa sempre tem uma dúvida comum. Afinal, qual o melhor horário para regar as plantas de maneira segura e eficaz? Pois, é preciso saber que não basta apenas molhar seu jardim na hora que você quer. Em resumo, o excesso de água, assim como a falta dela, pode levar suas plantas à morte.

Continua depois da publicidade

Ainda assim, existe um consenso entre especialistas que afirmam que elas devem ser irrigadas pela manhã, sempre que possível. Aliás, isso ocorre mesmo que as opiniões não sejam as mesmas quanto ao melhor horário para regar as plantas de maneira segura e eficaz.

Leia a seguir: Veja agora mesmo como fazer adubo líquido para flores: conheça as melhores alternativas

Por que regar as plantas pela manhã?

Qual o melhor horário para regar as plantas de maneira segura e eficaz. Foto: Canva

Durante a manhã, a temperatura ainda não atingiu o ápice da metade do dia. Por isso, este o fator que torna ideal a rega pela manhã.

À medida que a temperatura vai subindo, as plantas começam o processo de transpiração natural da fotossíntese. Por isso, perdem água.

Então, um banho durante a manhã é voltado para o solo, visto que a transpiração demora mais para acontecer. Dessa forma, você consegue atingir as raízes para evitar que elas ressequem e acabem danificando toda a planta.

Regue antes do brunch

A dica mais importante para entender qual o melhor horário para regar as plantas de maneira segura e eficaz é fazer isso antes do brunch e do nascer do sol. Pois isso garante que a água terá absorção total pelo solo, evitando a transpiração.

Mesmo no inverno, as temperaturas no Brasil estão sempre perto dos 20°C. Portanto, esse método de rega antes do nascer do sol deve acontecer até em meses mais frios do ano. Sendo assim, vai evitar que a planta tenha um prejuízo em seu desenvolvimento.

Outras opções de horário para regar as plantas

Se você não tem tempo para regar pela manhã como foi indicado, uma boa opção seria fazer isso durante o fim da tarde ou começo da noite. Afinal de contas, esse é outro momento do dia em que o calor emitido pelo sol não está mais tão intenso.

Nesses horários mais frescos do dia, a penetração da água no solo é bem maior. Logo, você consegue manter o solo úmido por mais tempo, visto que o fator da transpiração é minimizado nessas condições.

Mas, vale lembrar que isso deve ser realizado de acordo com cada espécie. Visto que algumas não precisam de muita água para ter um bom desenvolvimento.

Confira este outro artigo: Saiba como fazer adubo para samambaias sempre verdes e cheias de folhas

Veja as melhores TENDÊNCIAS, ESTILOS e DICAS de DECORAÇÃO sem medo de errar

Carregando comentários aguarde...
...