Anúncio

Não afogue suas plantas: saiba como regar corretamente, na medida certa

Aprenda o passo a passo incrível de como regar suas plantas de forma certa para não afogar as plantas

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 16 de agosto de 2022, por Karla Camacho – Todas as plantas precisam de água para sobreviver, mas não afogue suas plantas. Saiba como regar corretamente para não faltar e nem sobre água no solo. Afinal, assim como as plantas podem morrer na seca, o excesso de umidade também pode ser prejudicial para o desenvolvimento delas.

Continua depois da publicidade

Então, como regar corretamente sabendo que algumas espécies precisam de mais água do que outras? É sobre isso que falaremos agora mesmo. Afinal, existem algumas dicas que valem para todos os casos, mesmo que sejam plantas diferentes. Confira aqui no Blog Horta, Jardim e Cia do Folha GO!

Saiba como regar corretamente suas plantas

Como foi dito, algumas espécies apresentam diferenças na hora de regar corretamente. Já que cada planta demanda certa umidade para o solo e para o desenvolvimento saudável da planta. Afinal, enquanto algumas são nativas de clima árido. Outras estão mais adaptadas às regiões mais úmidas com maiores incidências de chuvas.

Continua depois da publicidade

Porém, algumas dicas são importantes para todos os casos e devem considerar no cultivo de quaisquer espécies. Veja abaixo alguns cuidados que devem ser mantidos para regar corretamente suas plantas.

Não afogue suas plantas - Reprodução Canva
Não afogue suas plantas – Reprodução Canva

Regue as plantas na hora certa

Para regar corretamente, saiba que a hora do dia é muito importante. Afinal, o início da manhã ou final da tarde são os períodos mais adequados para a irrigação. Ademais, a temperatura mais amena faz com que a evaporação seja reduzida e regar durante a noite ou na madrugada também não é indicado. Já que a planta fica molhada por mais tempo devido ao frio.

Regue na temperatura adequada

Além de acertar a hora da irrigação, saiba que a água deve estar em temperatura ambiente. Já que isso evita choques térmicos. Ou seja, durante o verão, não jogue água da geladeira sobre suas plantas. Já que isso pode prejudicar o desenvolvimento dessa plantinha.

Molhe a base das plantas

A base da planta é a parte mais indicada onde devemos fazer a rega, já que apenas algumas plantas específicas devem ter as folhas irrigadas. Mas essas espécies são mais raras. Afinal, o excesso de água nas folhas, galhos e ramos pode atrair fungos que acabam prejudicando o desenvolvimento dos vegetais.

Coloque areia nos pratinhos

Colocar areia nos pratinhos é tão importante quanto saber como regar corretamente. Afinal, esse cuidado é essencial para evitar o acúmulo de água ao redor dos vasos. Em um país de clima tropical, o aparecimento de insetos que são vetores de doenças é muito comum. Portanto, além de saber como regar corretamente, evite a dengue em primeiro lugar.

Descubra as 5 principais PRAGAS nas PLANTAS e como COMBATER

Carregando comentários aguarde...
...