Anúncio

Não é na geladeira: saiba como conservar tomate fresquinho por muito tempo na sua casa

Confira ótimas dicas para manter seus frutos em bom estado

Foto do revisor (Daniela Marinho)
Revisado por: (Daniela Marinho)
Anúncio


Continua depois da publicidade

Rio de Janeiro, 28 de maio de 2022, por Karla Camacho – Você sabe como é possível conservar tomate fresquinho por muito tempo na sua casa? Hoje, o Blog Horta, Jardim & Cia do Folha GO vai te ensinar. Você é daquelas pessoas que esquecem que comprou esse fruto e, depois de um tempo, precisa jogar fora um alimento tão saboroso e versátil como esse? Então, veja abaixo algumas dicas para prolongar a vida útil desse alimento sem perder qualidade.

Continua depois da publicidade

Veja como conservar tomate fresquinho

Por todos os lados na sua cozinha, o tomate pode ser usado. Afinal, ele é acompanhante de verduras em saladas, é usado no preparo de molhos e até mesmo assado pode ser muito saboroso.

No entanto, como não duram muito tempo armazenados de forma incorreta, as pessoas acabam desperdiçando muitos alimentos como esse. Afinal, o calor e os insetos devoram rapidamente esse fruto tão saboroso se ele não estiver protegido.

Continua depois da publicidade

Abaixo, vamos falar sobre como conservar tomate fresquinho por muito mais tempo na sua casa, pois assim você poderá comprar muitas unidades para aproveitar a tão esperada promoção do hortifruti do supermercado. Acompanhe nossas dicas abaixo!

Em seguida, confira também: 3 Tomates Ideais Para Molho; Veja Quais São E Deixe Sua Receita Perfeita

Atenção na escolha

Caule para baixo - Reprodução Canva
Caule para baixo – Reprodução Canva

Primeiramente, é preciso deixar claro que para conservar tomate fresquinho por muito tempo, você deve saber escolher esse alimento para não levar os que já estão em fase avançada de maturação.

Portanto, escolha sempre aqueles que ainda não apresentam manchas, peles machucadas ou que estejam com uma cor mais rosada, pois são sinais de que esse alimento deve ser consumido imediatamente ou ser jogado fora.

Portanto, compre aqueles que ainda apresentam pontos mais esverdeados, visto que ele vai ficar maduro mais rápido em sua casa, por causa do calor e umidade do ambiente.

Caule para baixo

Depois de escolher o tomate mais verde da prateleira, você deve armazenar esse fruto em um local da sua casa que seja fresco, fora da geladeira e com o caule voltado para baixo.

Essa técnica retardará o processo natural de amadurecimento do tomate. Afinal, o caule absorverá menos umidade e calor dessa forma, retardando o apodrecimento do alimento.

Além disso, esse cuidado não é restrito apenas para os tomates. Os mais maduros também devem ficar fora da geladeira em uma temperatura ideal de 13°C. Somente quando ele estiver em um grau muito avançado de maturação, você deve levar para a geladeira. Assim, essa será a melhor forma de conservar tomate fresquinho.

Saiba mais cuidados com sua horta

Se você deseja ter uma horta em sua casa para produzir seus próprios tomates, veja algumas dicas nesta matéria do Casa Vogue, publicada em 27 de junho de 2020, por Vanessa D’Amaro.

Agora, saiba mais: Como Cultivar Tomates Hidropônicos Usando Baldes De Tinta Vazios? Saiba Mais

Veja como HIGIENIZAR FRUTAS VERDURA E LEGUMES (passo a passo completo)

Carregando comentários aguarde...
...